sábado, 27 de março de 2010

Grabois, Arroyo e Dinaelza são o cimento construtor do PCdoB

Mais um belo capítulo foi incorporado hoje (25) à história do PCdoB e do Brasil. Sessão especial da Comissão de Anistia na Câmara de São Paulo homenageou três de seus mais aguerridos lutadores assassinados pela ditadura: Maurício Grabois, Angelo Arroyo e Dinaelza Coqueiro. O ato foi uma forma de comemorar os 88 anos da organização política mais perseguida do país. “Comunistas como esses são o cimento construtor do PCdoB”, disse Renato Rabelo, presidente do partido.

Por Priscila Lobregatte*

Na solenidade, Dolores Arroyo – viúva de Angelo, fuzilado durante a Chacina da Lapa em 16 de dezembro de 1976 – e Victória Grabois – filha de Maurício, assassinado durante a Guerrilha do Araguaia em 25 de dezembro de 1973 e ainda hoje desaparecido – receberam as portarias de anistiados políticos dos dois dirigentes comunistas.

Depois da sessão especial, o julgamento de cinco requerimentos anistiou, em caráter post mortem, Dinaelza Santanta Coqueiro e, cuja reparação econômica será transferida para sua mãe, Junilia Soares Santana, 90 anos, que na época fora diretamente prejudicada pela morte da filha, reconhecida como arrimo da família.

Vejam mais detalhes na edição do Portal Vermelho

Nenhum comentário: