quinta-feira, 25 de março de 2010

Possibilidades eleitorais do PC do B. Deputados Estaduais

Estava fazendo uma avaliação sobre as possibilidades eleitorais do PC do B. Comparei os dados das eleições de 2006, última eleição onde tivemos em disputa os cargos de deputados estaduais e federais. E vendo o cenario, cheguei aos seguintes números:

Para estadual reuni os dados de três partidos que obtiveram votações semelhantes ao do PC do B em Belém, mas elegeram bancada, são PSB, PV e PTD.

O PC do B obteve na eleição de deputado estadual 15.408 votos, não elegendo nenhum deputado estadual, o PSB obteve 18.417, elegendo Cássio Andrade (que sozinho teve 6.516 votos), o PV teve 23.874, elegendo dois deputados, Gabriel Guerreiro (2.417 votos em Belém) e Wanderley Santos (825 votos em Belém) o PDT chegou a marca de 33.368 votos e elegeu dois deputados, Martinho Carmona e Luis Cunha, que tiveram em Belém respectivamente 13.145 e 5.844 votos.

Vamos analisar agora os dados de "mercadologicamente", usando o MKT político:

O PSB obteve votação em Belém com 38 candidatos, deste nenhum obteve mais votos no município que os dois "puxadores de votos", na eleição de 2006, Sandra Batista e o Paulo Fonteles (8.055 e 7.243 votos), Cássio ficou com 6.516. O PV elegeu dois deputados, mas também não teve mais votos que o PC do B em Belém, e teve 26 candidatos, o PDT teve uma marca expressiva com Martinho Carmona, porém os votos de Carmona são dele e não do partido e Martinho Carmona está no PMDB, enfraquecendo a legenda para a Estadual, o PDT teve 35 candidatos com votação em Belém. Os votos conseguidos pelo PC do B em Belém são do partido.

Então o que acontece, por que não temos hoje representação parlamentar ?

O PC do B, nas eleições de 2006, concentrou a campanha em apenas cinco nomes (Sandra Batista, Paulo Fonteles, Edilson Moreira, Antonio Lima Gomes e José Wanderley Barbosa Milhomem), não conseguindo estabelecer capilaridade nos produtos (candidatos) oferecidos à população, pelo partido, principalmente fora da Região Metropolitana de Belém. Mas antes de continuarmos, vamos ver como foi o cenário Estadual.

O PSB teve 5.098 votos de legenda, 97.587 votos nominais, com um total de 102.685 votos.
O PV teve 6.149 votos de legenda, 106.796 votos nominais, com um total de 112.945 votos.
O PDT conseguiu 19.366 votos de legenda, 151.036 votos nominais, com um total de 170.402 votos.
Já o PC do B conseguiu 4.293 votos de legenda, 35.327 votos nominais, com um total de 39.620 votos, ou seja, quase 45% dos votos do partido foram em Belém, onde as lideranças lançadas atuavam diretamente. Não houve puxador de votos em cidades Pólos do estado.

Então vamos lá: PSB com chapa cheia (coligou com o PTN que tinha dois nomes), o PV chapa cheia e o PDT chapa cheia. Os três partidos conseguiram com isso obter votações importantes com lideranças regionais, a capilaridade que falei.

Hoje o PC do B estará disputando as eleições com uma chapa completa, com lideranças importantes em cidades pólos, como a Antonia em Abaetetuba e outros camaradas em vários municípios. Em Belém temos candidatos experimentados e com representação na sociedade, como EXEMPLO: a Leila Marcia e o Rildo Jastes, posso garantir que se tivermos chapa completa para estadual elegeremos de um a dois representante na Alepa.

Farei na segunda feira a análise das possibilidades para Federal

Alan Pereira
Publicitario
Secretário de Comunicação do PC do B – Belém

5 comentários:

Anônimo disse...

Paulo Fonteles também é candidato, assim como Leila e Rildo

Blog do Henos Silva disse...

É isso aê camarada, esse perfil de disputa que tá sendo apresentado reflete bem a realidade prática da disputa de 2010, afirmo categoricamente que o PCdoB elegerá pelo menos um Dep. Estadual. Reafirmo a postura que o Partido teve em lançar uma chapa própria, tendo convicção que há possibilidades reais para eleger-mos dois candidatos, pra além da Leila Marcia e do Rildo, temos importantes lideranças com o Ver. Ivan Tavares de Cametá, o João Paulo que teve a experiência de ser candidato a Prefeito de Tailândia, o próprio Paulo Fonteles que teve mais de 7.000 votos na ultima eleição, e fora nomes já experimentados, temos grandes lideranças que tem chances de entrar na disputa, incluo ai sem demagogias o meu nome, Henos Silva como a candidatura que faz referência ao importantíssimo trabalho que o PCdoB faz na frente de juventude, a camarada Marcela Nogueira, jovem da UJS atuante no Movimento Sindical, acredito ser um dois maiores ganhos pro pleito de 2010, uma mulher jovem, negra e sindicalista, entre outras com a Vilma, da Del. Perpetua, o Antonio Lima, o Wanderley Milhomem, esses são só alguns nomes de peso que o PCdoB trás para a disputa, e isso com certeza vai fortalecer e muito o nosso Glorioso Partido Comunista do Brasil.
Grande abraço.
Henos Silva.
Vice-Presidente Estadual da UJS/PA.

O Partido Comunista do Brasil disse...

Registrado e concordo plenamente.

Paulo Fonteles teve 7.243 em Belém, tivemos deputado que se elegeu com pouco mais de 10.000 votos. O Ver. Ivan Tavares de Cametá é um nome fortíssimo também. O João Paulo, que inclusive eu fiz o material gráfico dele juntamente com o Joaquim Campos na sua campanha para prefeito de Tailândia. Você Henos Silva e tantos outros. É uma chapa muito boa.

Quando resolvi publicar sobre este assunto. Meu objetivo era realmente fazer com que os nossos freqüentadores, que já são mais de 100 por dia, participassem e enviassem SUAS OPINIÕES PARA BLOG, QUE COM CERTEZA SERÃO PUBLICADAS.

UM ABRAÇO

ALAN PEREIRA

PS: PARTICIPEM, MANDE SUAS AGENDAS PARA PUBLICARMOS

O Partido Comunista do Brasil disse...

Obrigado pela Participação

Maria Aparecida Cavacante disse...

O novo Superintendente do Patrimônio da União no Pará, Lélio Costa da Silva foi nomeado ontem pelo Governo Federal, em substituição ao nosso camarada NEUTON MIRANDA SOBRINHO, grande líder do PCdoB. A posse será no dia 01/04/2010, com a presença da Secretária Nacional do Patrimônio da União e grande participação popular.