segunda-feira, 22 de março de 2010

SPU retoma suas atividades

A Superintendência do Patrimônio da União no Pará , ainda abalada pela perda de seu gestor, Neuton Miranda Sobrinho, arregaçou as mangas nas últimas semanas e realizou várias ações já previstas em seu planejamento para o mês de março.

Com o objetivo de cumprir uma de suas missões que é garantir a regularização fundiária, em especial para os ribeirinhos, o Superintendente da SPU/PA, Lélio Costa da Silva, realizou, juntamente com equipe de servidores, Audiência Pública em Tucuruí, no dia 16 deste. Estiveram presentes, no Salão Paroquial, cerca de duzentos e cinquenta moradores tanto do lago formado a partir da Hidrelétrica, como dos residentes às margens do Rio Tocantins. Compareceram várias autoridades e representantes dos movimentos sociais que atuam na área. Após quatro horas de intenso debate altamente participativo ficou agendado para a segunda quinzena do mês de abril o início do trabalho de cadastramento das famílias a serem beneficiadas com o Termo de Autorização de Uso, documento expedido pela União que garante ao morador a segurança de sua posse.

No mesmo dia, às margens do lago da de Tucuruí, já no município de Goianésia o Superintendente entregou a cem moradores o Termo de Autorização de Uso. Vale ressaltar que o cadastramento dos moradores foi realizado pela SPU/PA no final de dezembro do ano passado e, três meses depois, os moradores, em sua maioria pescadores já estão com o documento em mãos. Em seu pronunciamento o Sr. Lélio Costa da Silva anunciou que o trabalho vai continuar e aqueles que ainda não foram cadastrados receberão a visita de um técnico da SPU/PA já no mês de maio. O Vice-Prefeito do Município, presente no evento, agradeceu em nome do povo o empenho da SPU/PA que assumiu o compromisso ainda com Neuton Miranda e que o atual Superintendente estava cumprindo o que havia sido acordado.

No dia 18 de março, na comunidade de localizada no Moju, nova Audiência Pública foi realizada com a presença do Superintendente do Patrimônio da União e que contou com a participação de mais de trezentas pessoas todas ávidas por informações sobre o trabalho de regularização fundiária que será realizado para beneficiar as famílias de ribeirinhos também a partir do mês de abril próximo.

No dia 19 deste foi a vez de Breves receber o benefício da entrega de cerca de duzentos Termos de Autorização de Uso sendo que, cerca de mil famílias já estão cadastradas e seus documentos já estão sendo processados pelos técnicos do órgão federal, em Belém.O evento, que contou com a presença da Governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, de vários Secretários de Estado como Aníbal Picanço da SEMA, de deputados federais e estaduais além do ex-chefe da Casa Civil Cláudio Puty transformou-se em uma grande festa.

Dia 20 de março Cachoeira do Arari recebeu do SPU/PA mil Títulos a entregues também pelo Sr. Lélio Costa da Silva, Superintendente do Patrimônio da União no Pará. Um torneio esportivo está sendo realizado neste ato e contará com a presença do Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Sr. Jorge Panzera.

Várias outras agendas estão previstas para este mês de março, como a entrega de 400 Títulos em Portel e Gurupá entre outros.



Escrito por Maria Aparecida Cavalcante, em 20 de março de 2010.

Coordenadora de Recursos Internos

SPU/PA

Nenhum comentário: