segunda-feira, 3 de maio de 2010

Lula e Lugo iniciam reunião para discutir Itaipu e violência

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo (do Paraguai) iniciaram hoje uma reunião bilateral para discutir assuntos relacionados à hidrelétrica de Itaipu e à violência na região fronteiriça entre os dois países.

Lula e Lugo se encontraram em Ponta Porã (MS), em uma avenida que faz fronteira entre a cidade brasileira e a paraguaia de Pedro Juan Caballero, e depois seguiram para a sede do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Ponta Porã.

O ato protocolar reuniu também as autoridades de Ponta Porã e do departamento paraguaio de Amambay, entre eles o senador paraguaio Robert Acevedo, que há uma semana sobreviveu a um atentado no qual morreram dois guarda-costas.

O ataque a Acevedo, do governista Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), aconteceu dois dias depois de Lugo declarar estado de exceção no departamento de Amambay e em outras regiões na fronteira com o Brasil para perseguir um grupo armado de esquerda acusado de sequestros e assassinatos.

O fato motivou a inclusão do tema da segurança na agenda dos dois governantes, que se encontram para discutir a divisão de lucros da hidrelétrica Itaipu Binacional, propriedade dos dois países.

Outro dos assuntos debatidos será a construção de uma linha de transmissão de 500 quilowatts entre a usina e Villa Hayes, cidade da região do Chaco, perto da capital paraguaia. EFE
Do Portal G1

Nenhum comentário: