segunda-feira, 17 de maio de 2010

PCdoB de Belém se prepara para a grande batalha de 2010


Camarada Mario Hesketh assume a Presidência do Partido em Belém
Em um clima de muita unidade transcorreu na manhã deste sábado dia 8, a 42 Reunião Plenária do Comitê Municipal de Belém do Partido Comunista do Brasil. A Reunião teve início com o informe Político apresentado pela camarada Leila Marcia Santos, que procurou fazer uma atualização da quadra política nacional desde o dia 8 de abril quando o PCdoB realizou o vitorioso ato de apoio a Dilma em Brasília culminando com o jantar de apresentação de Michel Temer como pré candidato a vice na chapa oficial. Na contra mão na aliança nacional PT PMDB a nível nacional, a cada dia tem sido mais difícil uma aliança entre Ana Júlia e Jader Barbalho.
O camarada Mario Hesketh complementando o informe, avaliou que o PT não soube ser competente para mostrar a sociedade que a vitória de Ana Júlia foi fruto de um longo processo de acumulo das forças de esquerdas que deitam raízes, não só nos 30 anos de redemocratização, mas até mesmo nas lutas da Cabanagem. E o que fez o PMDB? Passou a imagem de que se não fosse o Jader, Ana Júlia não teria sido eleita, e nos últimos dois anos vem sangrando o governo. Por outro lado, Ana Júlia tem sido muito competente para aproveitar o círculo virtuoso do 2@ mandato de Lula, com as obras do PAC, as eclusas, a siderúrgica, o biodisel, instituindo com isso um novo Projeto Estadual de Desenvolvimento, oque na sua opinião permite amplas possibilidades de reeleição. Todos os camaradas interviram, ressaltando a importância da defesa do Governo Ana Júlia e clareza quanto ao deslocamento do PMDB.
Planejamento. Dando seguimento a reunião, o camarada Neco Panzera, Secretário de Organização, apresentou as mudanças pontuais na proposta de Planejamento que envolveu durante mais de seis meses todos os 33 membros do Comitê Municipal, especialmente os 13 da Comissão Política. O Planejamento foi aprovado e é um instrumento de controle da base partidária sobre a direção.
Presidência do Partido: Licenciamento da camarada Leila Marcia e eleição do camarada Mario Hesketh. Fruto de um amadurecimento que já vinha se desenvolvendo no interior do Partido, houve o licenciamento da camarada Leila Marcia, membro do nosso Comitê Central, para que possa desempenhar plenamente sua campanha a deputada estadual. Assumiu a presidência o Vice Presidente, camarada Mario Hesketh, que pediu o apoio de todo o Pleno e de toda a Comissão Política para levarmos a frete nossas tarefas, destacando o desafio de dirigir o processo eleitoral na capital e ao mesmo tempo das seguimento ao trabalho de estruturação partidária que não pode cessar.

Camarada Augusto Cleybe, secretário de Finanças, e o camarada Érico Leal, Presidente do Comitê Estadual, que acompanhou os debates do Pleno do Comitê.

Conferência Eleitoral: Um dos momentos importantes do debate foi a discussão em torno da Conferência Eleitoral Municipal, que deve ter um caráter emulatório, de massas, festivo até para os pré candidatos, mas que ao mesmo tempo tem que ser um momento profícuo de discussão política do documento a ser baixado pela Secretariado Estadual, onde será discutido questões importantes como arco de alianças, chapa federal, senado, chapa estadual. Neste sentido foi aprovado a data do dia 12 de junho, sábado, para realização da Conferência com o critério de 1 delegado para cada 5 reunidos na base, mais fração de 3.

Camaradas Geralda Bocen, Marta Celeste, Soraya Albin, e Ivonete. Abaixo camarada Paulo Maia, que após longa convalescência, se coloca a disposição do Partido para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa




Nenhum comentário: