quinta-feira, 13 de maio de 2010

MAIO – o mês marcado pela luta

Ao longo da história importantes fatos ocorreram no mês de maio que marcaram a luta dos trabalhadores:

- 1º de Maio – Dia Internacional dos Trabalhadores

Fixado pelo 1º Congresso da Internacional Socialista em homenagem aos mártires da greve de 800 mil em Chicago, EUA pela jornada de 8 horas ;

- 5 de maio – Nasce Karl Marx em 1818 em Treves na Alemanha, fundador ao lado de Engels do socialismo científico, autor do manifesto do Partido Comunista e O Capital, dirigente da 1ª Internacional e principal teórico da luta dos trabalhadores pela superação do capitalismo e a conquista do socialismo.

- 8 de Maio – Dia pela Igualdade de Gênero

- 19 de Maio – morre o poeta cubano José Martí em combate para libertar a ilha do jugo Espanhol.
Nasce na Indochina o líder revolucionário e poeta Ho Chi-min; líderará do Partido Comunista do Vietnã na luta contra a França colonialista e o Imperialismo norte-americano.

- 23 de Maio – dia do comício do Vasco – com Prestes libertado, os comunistas reúnem 100 mil no estádio do Vasco da Gama; a democratização pós ditadura do Estado Novo assume uma face de esquerda.

Em 1985, o PCdoB requer no TSE seu registro legal.

- 29 de Maio – em 1979 é realizado o 31º Congresso da UNE, em Salvador.É o 1º Congresso desde a prisão de 10 mil estudantes, no Congresso em Ibiúna.

- 30 de Maio – morre aos 84 anos o escritor francês Voltaire polemista que pôs regime feudal-absolutista da França, ajudando a preparar a Revolução de 1789.

Artigo de Marcos(Neco) Panzera

Nenhum comentário: