domingo, 23 de maio de 2010

Marx – parte 3 AS TRES PARTES CONSTITUTIVAS DO MARXISMO

O marxismo é constituído por três partes:
a filosofia marxista, a economia política marxista e o socialismo científico.
São partes que compõem um todo integro e harmônico e que se acham organicamente ligadas entre si.

Filosofia Marxista
É a ciência das leis mais gerais do desenvolvimento e transformação da natureza, da sociedade e do pensamento humano. Para se analisar e entender os fenômenos da sociedade e da natureza é preciso fazê-lo segundo uma concepção e um método.
O materialismo-dialético é a filosofia marxista e nos fornece esses elementos.
Segundo ele, o mundo e a sociedade, tem existência objetiva, material, existe independente de nossa vontade; que a prática é o critério da verdade; entende que todas as coisas tem ligação e interferem umas com as outras e que tudo vive em processo permanente de movimento desenvolvimento e transformação. Estuda como se dá o movimento, o desenvolvimento e as transformações encontrando o caminho para realizá-las. Outro componente da concepção marxista é o materialismo-histórico que estuda a história e o desenvolvimento das sociedades segundo essa concepção.

Economia Política Marxista
É a ciência das leis que regem a produção dos bens materiais e o desenvolvimento das relações de produção. Compreende que o elemento central para se caracterizar uma sociedade é o modo de produção dos bens necessários para a sua manutenção. A economia marxista vai estudar como se dá e se desenvolve a produção dos bens materiais e sua relação com as relações entre os homens para produzi-los (as relações de produção). Estuda em profundidade o modo de produção capitalista, desvenda a forma de exploração capitalista através da mais-valia e como superar as relações de produção capitalista e a construção do socialismo.

Socialismo Científico
É a ciência que estuda o processo de desenvolvimento e transformação das sociedades. Vai estudar como se deram as transformações das sociedades através da história, o papel da luta de classes domo força motriz do desenvolvimento e transformação das sociedades e a teoria da revolução que estuda como se dá o processo de transição e ruptura, transformando uma sociedade em outra.

As três partes constitutivas do marxismo tem de ser vistas como um todo. Não de forma isolada ou separada. São partes de um todo e relacionadas entre si
Marcos Panzera (Neco)

Nenhum comentário: