sábado, 1 de maio de 2010

Vietnã celebra 35 anos da vitória contra os EUA

Ontem, dia 30 de abril o Vietnã celebrou a vitória histórica contra os EUA.

A partir de hoje Opera Mundi (www.operamundi.com.br) começa a publicação de uma série de reportagens que o repórter Max Altman está fazendo no Vietnã, a propósito dos 35 anos do final da guerra.
Em homenagem a esta extraordinária vitória do heróico povo vietnamita sobre a maior potência do mundo, o blogdoaçai publicará um conjunto de matérias a partir de hoje.
No dia 30 de abril de 1975, encerravam-se mais de 30 anos de guerra regular ininterrupta. Desde que fora formado o primeiro pelotão da guerrilha comunista, em dezembro de 1944, sob o comando de Vo Nguyen Giap, braço direito de Ho Chi Minh, os vietnamitas enfrentaram sucessivamente invasores japoneses, franceses e norte-americanos.
O balanço da guerra contra as tropas imperialistas norte americanas foram cerca de 600 mil mortos entre soldados do Sul (pró-EUA) e o Norte entre soldados e guerrilheiros do Vitcong, 9 mil aldeias destruídas, grande parte do solo agrícola assolado pelas armas químicas norte-americanas e um incontável número de órfãos e feridos de guerra; do lado estadunidense, contabilizaram-se 58 mil mortos, 300 mil feridos, além das seqüelas deixadas entre os combatentes e no conjunto da sociedade dos EUA.

Um comentário:

Nairo Bentes; disse...

add meu blog na tua lista aih

http://nairobentes.blogspot.com/