sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ranking revela universidades líderes na América Latina

Estudo mediu a produção científica de 607 universidades América Latina e Caribe. Brasil, México, Argentina e Chile, nesta ordem, são os líderes da produção científica, segundo o Ranking Iberoamericano SIR 2010, que inclui universidades da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. Duas universidades do Brasil (Universidade de São Paulo e Universidade de Campinas) e uma do México (Universidade Nacional Autônoma do México, UNAM) são as mais produtivas cientificamente.

O estudo – lançado na internet durante o Encontro de Reitores de Universidades, em Guadalajara, México, reunindo mais de mil dirigentes desses países – revelou que duas universidades do Brasil (Universidade de São Paulo e Universidade de Campinas) e uma do México (Universidade Nacional Autônoma do México, UNAM) são as mais produtivas cientificamente. Essas instituições de educação superior produziram cerca de 38 mil, 15 mil e 17 mil artigos científicos, respectivamente, no período entre 2003 e 2008. Uma universidade de Porto Rico e outra da Colômbia estão entre as primeiras 30 instituições.

“O que se pode dizer com toda propriedade é que América Latina e Caribe são, junto com a região asiática, uma das regiões do mundo que está crescendo mais rapidamente em termos de produção científica”, disse Félix de Moya, pesquisador do Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha (CSIC), e principal pesquisador do estudo

Nenhum comentário: