sábado, 21 de agosto de 2010

LANÇADO FILME DOCUMENTÁRIO SOBRE MARTINHO DA VILA



Eu nasci numa fazenda e fui Criado na favela
Namorei mulher casada e fui
Homem de moça donzela
Treze anos de caserna Me deram boa lição
Sou formado na Vila Isabel
Fiz do samba profissão.

“O filme documentário “FILOSOFIA DE VIDA” – o Pequeno Burguês” é a melhor explicação para minha definição do protagonista: se eu tivesse de reduzir o Brasil que dá certo a um único ser humano, este seria Martinho da Vila. Afinal, quem pode explicar melhor o Brasil dos nossos sonhos do que um homem do povo nascido no interior do Rio de Janeiro, numa fazenda da cidade de Duas Barras, onde passa boa parte do filme, que passou a infância numa favela paupérrima e é hoje um dos brasileiros mais queridos e mais famosos?
Uma história impressionante se levarmos em conta de que o grande compositor, grande cantor, homem que promoveu por iniciativa própria, uma fraterna aproximação do Brasil com a África, um brasileiro conhecido no mundo inteiro, o grande responsável por algumas das melhores apresentações da Escola de Samba Unidos da Vila Isabel.
Para que não terminasse a sua vida como a de tantos brasileiros condenados à miséria ou mesmo à cadeia, Martinho da Vila usou apenas um instrumento: o seu talento. É um talento de tal expressão que sua contribuição à música popular brasileira e, em particular do samba, também ganharam muito com sua contribuição.. Em síntese, a história do samba ganhou dois capítulos, antes e depois dele.” (Por Sérgio Cabral)

Nenhum comentário: