quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O DIA DE HOJE NA HISTÓRIA

O Blog do Açaí inicia hoje a série “O Dia de Hoje na História”. Os seguidores do Blog do Açaí estão chamados a contribuir levantando fatos importantes de nossa história.
A atividade de contar a história é orientada pelas idéias das classes que compõem a sociedade. “Cada classe social busca no passado os fatos com os quais compõem o mosaico de sua visão de mundo.” Procura os fatos marcantes, seus heróis valorizando os momentos criativos que tiveram papel importante no processo de acumulação de experiência e de força. Como o Blog do Açaí, está comprometido com os interesses das classes trabalhadoras, será nesta perspectiva que levantaremos fatos importantes na luta dos povos em busca de sua emancipação.

Aconteceu no dia de hoje, 25 de agosto:
- em 1798 – Os conjurados baianos reúnem-se para precipitar sua rebelião. A polícia ataca: dezenas de prisões, casas invadidas, torturas.
- em 1882 – Morre Luis Gama, ex-escravo, vendido pelo próprio pai, advogado e poeta, abolicionista pioneiro em SP.
- em 1954 – 500 mil pessoas conduzem o corpo de Getúlio Vargas ao Aeroporto Santos Dumont e enfrentam tropa da Aeronáutica no Rio.
- em 1961 – Jânio Quadros renuncia à presidência da república na ausência de seu vice, João Goulart, em viagem à China. Os ministros militares vetam a posse de Jango (João Goulart). Greve na E. Ferroviária Leopoldina, inicia a Campanha pela Legalidade, defendendo a posse do Vice-presidente.
- em 1992 – Grandes atos contra Collor: SP (500 mil), AL (30 mil), PE, BA, PA, MG, PR e PB.

Nenhum comentário: