sexta-feira, 13 de agosto de 2010

TSE libera presidenciáveis para participar de propaganda eleitoral de mais de um candidato nos Estados

TSE libera presidenciáveis para participar de propaganda eleitoral de mais de um candidato nos Estados
Por unanimidade, os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) liberaram na noite desta quinta–feira (12) a participação de presidenciáveis nas propagandas eleitorais de candidatos do seu partido em nível regional. Por exemplo, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, poderá participar da campanha veiculada nas rádios e na TV do candidato petista ao governo da Bahia, Jacques Wagner.

Na seqüência, a Corte decidiu por 4 a favor e 3 contra que os presidenciáveis possam também fazer parte das propagandas da candidatos de legendas coligadas. Com isso, Dilma, por exemplo, poderia aparecer também nas propagandas de Geddel Vieira Lima, candidato do PMDB ao governo baiano, apesar de ser concorrente de Wagner. Isso porque o PMDB e o PT são coligados nacionalmente.
No entanto, o TSE não se pronunciou em casos como o do candidato do PV ao governo do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira. Gabeira é regionalmente coligado ao PSDB, que tem José Serra como candidato à Presidência, contudo só tem garantida a presença de Marina Silva, candidata do PV à Presidência, em sua campanha e não de Serra.

As decisões se referem à consulta feita pelo senador Marconi Perillo (PSDB-GO) ao tribunal. As propagandas eleitorais na TV e no rádio começam no dia 17 de agosto e seguem até 30 de setembro.

Nenhum comentário: