sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Confiante na vitória, PCdoB reúne sua Comissão Política Nacional

O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, ratificou a opinião de que “é forte a tendência de Dilma Rousseff vencer já no primeiro turno a batalha presidencial e de pela primeira vez o governo das forças progressistas alcançar maioria das duas casas congressuais”. Não obstante,o dirigente da legenda comunista observou que seria “grave erro” deixar-se levar pelo triunfalismo e subestimar o inimigo. Por isso, asseverou, “a reta final é um momento de mobilização total de forças para confirmar a vitória”.

Outra ordem de preocupações do dirigente comunista referiu-se ao “rebaixamento político e à despolitização" que se observam em alguns momentos da campanha. De modo preciso, criticou a falta de um documento com compromissos programáticos assinados pela candidata e pelos partidos que a apoiam . O dirigente do PCdoB levantou ainda a necessidade de maior compartilhamento das discussões e decisões no âmbito do comando da campanha.

Ao analisar o quadro político, Rabelo disse que a “oposição se perdeu, pois já entrou estrategicamente derrotada no enfrentamento político. Fez um discurso confuso, com seu candidato dizendo primeiramente que seria a ‘continuidade com maior competência e experiência’ do momento positivo que o Brasil vive. Agora, diante do vertiginoso crescimento de Dilma, partiu para o desespero e tenta unificar suas forças com um discurso oposicionista duro”.

Mídia é o trunfo de Serra

O presidente do Partido Comunista do Brasil chamou a atenção para o papel da Mídia no embate político. “A Mídia é o grande trunfo deles”, assinalou, “é a verdadeira oposição”. Renato relembrou o líder pedetista Lenoel Brizola, que considerava a Mídia como “o verdadeiro partido único das classes dominantes no Brasil”. E enfatizou: “A Mídia fabrica escândalos, inventa calúnias e pratica jogo baixo, cria fatos e os editorializa, pondo-os a serviço da campanha de José Serra".

Cresce a campanha do PCdoB

Renato Rabelo destacou que a campanha do PCdoB tem crescido em todo o país. Referiu-se à força política e popular da campanha de Flávio Dino a governador do Maranhão. Ressaltou as possibilidades de a legenda comunista eleger três senadores - Netinho de Paula (SP), Vanessa Grazziotin (AM) e Edvaldo Magalhães (AC). Pelas dimensões da disputa político-eleitoral em São Paulo e as repercussões que tem nacionalmente, orientou: “A eleição de Netinho passa a ser, nas atuais circunstâncias, a prioridade número um do PCdoB nestas eleições”. O presidente destacou ainda que o Partido pode obter grandes êxitos na luta para eleger mais de 15 deputados federais e fez um apelo por mais mobilização da militância, criticando o método corrente nas disputas eleitorais brasileiras de “contratar cabos eleitorais pagos”.


O povo quer votar no avanço

O ministro do Esporte, Orlando Silva, que tem viajado o país de norte a sul participando da campanha eleitoral na vastidão do território nacional, declarou ao Vermelho que cada vez mais aumenta sua percepção da tendência de aumento do número de votos e de eleitos do PCdoB, cuja militância está motivada nas ruas, no corpo-a-corpo com o eleitorado.

Quanto à disputa presidencial, Orlando disse que “o povo vai se posicionando em função das conquistas que obteve. Eleição – acentuou Orlando - é escolha entre avançar nas conquistas ou retroceder à situação anterior, que é sinônimo de atraso”.

João Batista Lemos, secretário sindical do partido, enalteceu o papel dos movimentos populares na luta político-eleitoral e manifestou sua preocupação para um fenômeno que poderia comprometer o êxito do futuro governo - fragilidade das formulações programáticas e aumento do peso das forças de centro na ampla aliança que levará Dilma à vitória. “Que programa, que aliança vão nortear e dirigir a nova maioria política?”, indagou.

Abraçar a vitória

Inácio Arruda, senador comunista pelo Ceará, não esconde seu otimismo em conversa com a redação do Vermelho: “Temos todas as condições de ultrapassar a marca dos 20 deputados federais, porque temos bons candidatos e o povo é receptivo à nossa mensagem”. Seria também uma “vitória retumbante se elegêssemos três senadores. Inácio também considera o papel da eleição de um senador por São Paulo e a influência que isto pode ter no desempenho eleitoral nacional do PCdoB. “A eleição de Netinho de Paula em São Paulo terá repercussão enorme em todo o Brasil”, enfatizou.

O senador comunista cearense avaliou a campanha presidencial e disse que Dilma está surpreendendo positivamente: “O povo já percebe as suas capacidades. Ela não é vista apenas, como antes, como a candidata do Lula, mas como alguém que tem perfil próprio e está preparada para ser presidente”.

Relembrando a experiência da grande batalha popular que foi sua eleição para o Senado em 2006, Arruda disse que a lição mais importante que extraiu foi a “mobilização do povo”. “Dilma e todos os nossos candidatos têm que fazer um vivo chamamento ao povo para que este abrace a campanha para depois abraçar a vitória”.

O secretário de Comunicação do PCdoB, José Reinaldo Carvalho, declarou à reportagem do Vermelho”: “A eleição da Dilma e o crescimento da votação e do número de eleitos do PCdoB são dois objetivos para cuja realização a militância e os quadros devem mobilizar todas as suas energias. Estamos lutando para construir um país progressista que desempenhe papel na luta anti-imperialista e promova o desenvolvimento com justiça social. Política e organicamente estamos empenhados no reforço da esquerda e, nesse âmbito, do nosso PCdoB, para dar passos na consolidação do partido como uma força ligada às massas e capacitado para mobilizar o povo brasileiro nas pequenas e grandes lutas políticas e sociais por transformações estruturais e pelo socialismo em nosso país”.

Da Redação

Vermelho

Nenhum comentário: