quarta-feira, 29 de setembro de 2010

No penúltimo programa eleitoral na TV, Dilma mostra avanços do governo Lula

Na reta final da campanha eleitoral, e com maiores chances de encarar um segundo turno, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, buscou mostrar os avanços do governo Lula nos campos social e econômico, em comparação ao antecessor Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), durante a propaganda eleitoral gratuita à noite. E voltou a usar a imagem do presidente Lula, que tem aprovação de quase 80% da população. Entre outros, a campanha de Dilma mostrou que, "no governo passado", não existia o programa "Luz para Todos", informatização das agências do INSS e redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis. Dilma também destacou que, sob o governo Lula, 36 milhões de pessoas subiram para a classe média e outras 28 milhões saíram da condição de pobreza absoluta.

- Ninguém que nasce pobre está condenado a ser pobre para sempre - afirmou uma sorridente candidata.

O presidente Lula voltou a aparecer no programa de Dilma. Primeiro, comemorando o fortalecimento da Petrobras, que conseguiu levantar R$ 120 bilhões na maior capitalização do mundo para invetir na exploração da camada do pré-sal. O presidente também voltou a falar da competência gerencial da candidata que, na opinião dele, está preparada para governar o país.

Já o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, também buscou mostrar seus feitos como governador e prefeito de São Paulo, como o "Mãe brasileira", que garante seis consultas a cada gestante e a indicação de qual maternidade será atendida. O tucano, que não citou a perda de espaço de Dilma nas última pesquisas, voltou a falar sobre suas promessas de reajustar o salário mínimo a R$ 600 em 2011. Além disso, Serra garante que, se eleito, também concederá aumento de 10% aos aposentados e pensionistas do INSS também no ano que vem.

Em seu programa, Serra continou sem citar o ex-presidente FHC, mas contou com a aparição - rápida - do canditato tucano ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, incentivando a população a votar no candidato do PSDB. Apenas a candidata do PV, Marina Silva, colocou em sua propaganda eleitoral os resultados de pesquisas recentes, que mostram seu avanço na preferência do eleitorado, sobretudo no Rio.

O GLOBO

Nenhum comentário: