segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A diferença entre Manaus e Belém



Belém e Manaus são cidades similares, encravadas na Amazônia Brasileira, sendo que a população de Manaus é pouco maior que a de Belém. A grande diferença é que Manaus tem um importante parque industrial e Belém não. O que reflete no orçamento de cada um dos dois municípios. O orçamento de Belém para 2010 é de aproximadamente 1,4 bilhões de reais e o de Manaus 2,248 bilhões. Orçamento maior significa mais recursos para obras, e políticas públicas.

Eis aí, a importância do processo de industrialização iniciado pelo Gov. Ana Júlia/Lula no Estado do Pará. A industrialização dos produtos naturais agrega mais valor aos mesmos, eleva o número de empregos e aumenta o volume do orçamento público. A indústria de base, como a siderurgia e o pólo de biodiesel, atrai outros empreendimentos que dependem dessa matéria prima, criando as condições para a formação de um parque industrial no Estado, superando a tradicional base extrativista de sua economia.

O que possibilitou esta virada foi a concepção dos Governos Lula/Ana Julia, que o Estado tem de atuar como indutor do desenvolvimento, diferentemente dos tucanos, que consideram que a economia deve ser orientada pelo mercado. E no caso em pauta, é inegável que a pressão do Estado sobre a Vale do Rio Doce e a Petrobrás, e a criação de condições estruturais favoráveis foi essencial para a implantação da siderúrgica e o pólo de biodiesel.

Nenhum comentário: