domingo, 10 de outubro de 2010

O Pará e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento


* Por: Lázaro Ferreira Rodrigues

militante do PC do B e Designergráfico

Pela primeira vez em nossa história, nosso estado o Pará, toma um rumo diferente de épocas anterioreres. O governo popular de Ana Júlia, colocou nosso estado em um rumo diferente da lógica concentradora, elitista e excludente das elites dominantes.

O governo popular encaminha ações e políliticas públicas de curto, médio e longo prazo em todas as áreas. Vai além da política de governo, orienta-se para o planejamento e a política de estado. Em quatro anos de governo a lógica é outra e muito já foi realizado. São políticas de inclusão social, aumento e geração de renda, investimento em infra-estrutura e industrialização, valorização do trabalho, novo relacionamento com os movimentos sociais, tratamento diferenciado para a agricultura sobretudo a agricultura familiar, além de assentamentos e enfrentamento democrático dos conflitos fundiários.

É um governo que recupera e fortalece o papel do estado como fundamental para o planejamento e o desenvolvimento econômico-social do nosso estado. Os números são cabais, é o governo que mais investe e moderniza nas áreas da saúde, educação, segurança e na base técnica-científica. É realizador e implementador do revolucionário projeto navega Pará, um projeto que faz a diferença na integração e inclusão cidadã dos paraenses a internete.

Os tipos de governo

O governo popular de Ana Júlia, tem muito em comum com o partido de centro o PMDB, uma força política-institucional que contribuiu com a derrubada da ditadura militar no Brasil e que contribui no enfrentamento da política neo-liberal dos demo-tucanos.

Desta perspectiva histórica, podemos afirmar que no Pará, do ponto de vista da acumulação de forças do povo os governos do PMDB no estado representaram um avanço fundamentalmente democrático e com certo nível de desenvolvimento econômico-social; em comparação aos governos da ditadura e demo-tucanos.

PT e PMDB no mesmo campo

O PT e o PMDB, como forças sociais, política e institucionais estão no mesmo campo; o campo de um novo projeto nacional de desenvolvimento, estão no campo de uma política desenvolvimentista. Um novo projeto nacional de desenvolvimento nucleado pela esquerda e um regime de democracia-popular certamente incluem o PMDB e amplas forças políticas sociais e o isolamento dos demo-tucanos ( representantes do neo-liberalismo ).

O Pará não foge da realidade nacional, nosso partido o PC do B, propõe um novo projeto nacional de desenvolvimento para o país sem perder de vista as necessidades e interesses dos estados e d as regiões. O novo projeto nacional de desenvolvimento irá ao encontro destas necessidades e interesses e ao mesmo tempo parte destas necessidades e interesses. Um Pará acelerado e desenvolvido parte deste contexto, o contexto de um novo projeto nacional de desenvolvimento. O Pará não desenvolve se o Brasil não seguir mudando, e o Brasil só seguirá mudando e desenvolvendo se continuar no caminho de um novo projeto nacional de desenvolvimento.

O Pará tem muito a contribuir com o novo projeto nacional de desenvolvimento, é um estado rico em recursos diversos; tem imenso potencial e uma economia em crescimento. Para isso, é necessário a continuidade do projeto popular expresso no governo Ana Júlia. Mais quatro anos de governo popular, representará um salto estrutural do governo em relação ao caminho de consolidação e avanço do novo projeto nacional de desenvolvimento.

Nova Assembléia Legislativa

A nova assembléia legislativa no Pará, após as eleições proporcionais, foi substancialmente modificada. A reeleição de Ana Júlia ao governo criará as condições para um melhor andamento e negociações do governo com os deputados. O campo popular e de apoio ao governo aumentou sua bancada, o que tornará mais fácil a condução e aprovação dos projetos populares na assembléia legislativa, onde o PT fez a maior bancada e o PMDB fez a segunda bancada. Esta é historicamente uma composição inédita na assembléia estadual. Hoje o campo popular encontra-se em melhores condições dentro da correlação de forças do parlamento estadual.

Parte de nosso projeto eleitoral sofreu um revés, pois não conseguimos eleger um ou dois deputados do PC do B para esta casa; o que sem dúvida iria contribuir no fortalecimento institucional do partido, do governo, das lutas do povo e da luta de idéias.

Nenhum comentário: