segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Programa de Dilma foca desenvolvimento com distribuição de renda

A candidata à Presidência Dilma Rousseff, da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, oficializará nesta segunda-feira (25), em São Paulo, as diretrizes de seu programa de governo. O documento final, batizado de “Os 13 Compromissos Programáticos de Dilma Rousseff para Debate na Sociedade Brasileira”, tem como eixo a proposta de desenvolvimento sustentável com distribuição de renda.


“Este é o fulcro — a questão que perpassa todo o programa”, afirma Renato Rabelo, presidente nacional do PCdoB. Segundo ele, Dilma não poderá ser uma mera continuação do governo Lula. “É preciso avançar, garantir um desenvolvimento prolongado, e o documento tem esse sentido. Até hoje, a taxa de investimento no Brasil nunca alcançou nem 19% do Produto Interno Bruto. Defendemos que, com Dilma, o governo federal passe a investir de 25 a 28%”, agrega Renato.

Conforme o texto do programa — que tem 15 páginas —, Dilma dará “seguimento a um projeto nacional de desenvolvimento que assegure grande e sustentável transformação produtiva do Brasil”. O país precisa “crescer mais, com expansão do emprego e da renda, equilíbrio macroeconômico, sem vulnerabilidade externa e desigualdades regionais”. É necessário, também, “erradicar a pobreza absoluta e prosseguir reduzindo as desigualdades”.

A plataforma do governo Dilma sai em defesa de valores democráticos e das mais variadas liberdades constitucionais. Fala em “expandir e fortalecer a democracia política, econômica e social”, bem como a “garantia irrestrita de liberdade religiosa, de imprensa, de expressão, pelo aprofundamento dos direitos humanos”.

Na área social, os compromissos de Dilma são com a “educação para a igualdade social, cidadania e desenvolvimento”; a universalização da saúde de qualidade, através do SUS; e a valorização das cidades, com “habitação, saneamento, transporte e vida digna e segura para os brasileiros”. (Por André Cintra)

Nenhum comentário: