quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Estão os EUA à beira do fascismo? Denúncias da ONU contra Washington, apontam-no como um estado totalitário

Depois de que em novembro de 2010, agências das Nações Unidas (ONU) informaram que os Estados Unidos violaram os direitos humanos e que o racismo prevalece, surge a questão de saber se o país está caminhando para uma espécie de fascismo do dólar uma oportunidade surpreendente para quem há alguns séculos é auto apresentado como um campeão da democracia.

O 4-11-010 Conselho de Direitos Humanos (ONU) disse em seu Relatório Periódico Universal que os EUA espezinham os direitos humanos por manter a prisão ilegal de Guantánamo (área ocupada em Cuba), a validade da pena de morte recebe um forte aplicativo racista e à recusa de Washington em assinar diversos tratados internacionais. Lembre-se que em Outubro passado, a Assembléia Geral esmagadoramente condenou o bloqueio ou embargo mantido por 50 anos nos Estados Unidos contra Cuba.

Em agosto e outubro de 2010, a WikiLeaks televisão portal lançou documentos militares dos EUA como prova das atrocidades cometidas no Afeganistão e no Iraque durante a ocupação dessas nações asiáticas. A documentação observa que no Iraque desde a invasão em 2003, foram mortas mais de cem mil pessoas, 20 000 dos quais civis. Esse tipo de barbárie é vista também no Afeganistão, invadido em 2001 e onde a documentação acima mencionada prova o assassinato de milhares de soldados por parte da Europa (Espanha, França, Alemanha) e EUA. Que democracia é essa?

A política de dominação mundial dos EUA, a crise no sistema capitalista estão gestando um novo tipo de fascismo, a cargo dos setores mais reacionários do capital financeiro, uma fórmula que pode ser chamado de fascismo do dólar.Hernán Uribe é um escritor e jornalista chileno.Extraído do ARGENPRESS

Nenhum comentário: