terça-feira, 30 de novembro de 2010

Lula e Dilma inauguram as eclusas de Tucurui





Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, é a maior obra de engenharia já realizada na Amazônia. Feita entre 1979 e 1992, responde sozinha por 10% de toda a energia gerada no país.

Mas sua construção interrompeu a navegação no Rio Tocantins, porque uma parte do projeto foi ignorada: a edificação de eclusas que permitissem às embarcações vencer o desnível de 69 metros entre o lago da barragem e o leito do rio.

As obras da eclusa iniciaram em 1981 e por muitos anos ficou paralisada. No fim de 2006, a Eletronorte, que administra a usina, foi incumbida de fazer as eclusas de Tucuruí. Hoje, quem vê a estrutura fica embasbacado com seu gigantismo. Do alto, só é possível divisar caminhões e guindastes – os operários, de tão minúsculos, perdem-se na paisagem.

Com dois tanques de 210 metros de comprimento, 33 de largura e 45 de altura, as eclusas permitirão o transporte por barco de 40 milhões de toneladas de carga por ano. (Leonardo Coutinho, de Tucuruí (PA)

No dia de hoje os técnicos realizaram os testes. Amanhã o presidente Lula e e a futura presidente Dilma estarão em Tucurui para a inauguração solene.

A obra tem grande significado para a economia do Pará, criando a hidrovia Araguaia-Tocantins que se tornará um corredor para o transporte das mercadorias e mais uma via de integração para o Estado do Pará. Segundo informações, as obras da hidrovia serão iniciadas em março de 2011.

Nenhum comentário: