segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Reflexões sobre a derrota de Ana Júlia

A derrota de Ana Júlia e Paulo Rocha vai exigir uma profunda e multilateral análise das forças de esquerda. Avaliar o que deu certo e o que deu errado e extrair as experiências.
Uma coisa é certa, o grande prejudicado será o povo do Pará.

O PT, e em particular o grupo de Ana Júlia precisam fazer uma profunda reflexão sobre a responsabilidade desta derrota.

Naturalmente que devemos considerar a oposição sistemática da mídia, e o preconceito, mas tínhamos tudo para ganhar. Situação nacional favorável, a Dilma ganhou no Estado do Pará e na região Norte, construiu-se uma ampla frente de Partidos, a direita fragilizada por disputas internas, o apoio do presidente Lula, entre outras facilidades.

Mas os problemas acumulados durante o governo, a falta de um projeto nítido e de um núcleo estável de comando, dificuldades internas no Governo e na comunicação, a difícil relação com os partidos da base de sustentação, entre outros pontos, criaram uma grande rejeição à Governadora que não se conseguiu desconstruir e foi fatal para o resultado das urnas. Votou-se mais contra a Ana e o PT que propriamente no Jatene.

Acresce-se o trato com os aliados, durante a campanha, a inversão de prioridades no 1º turno (prioridade dos proporcionais do PT e do grupo da Governadora).

As conseqüências são 4 anos de PSDB no Estado, a quebra de um processo de acumulação da esquerda e do projeto popular em construção no Pará.

Felizmente, a vitória da Dilma assegura a continuidade e consolidação do processo de mudança no país, criando um clima favorável para o desenvolvimento do campo popular. Agora é reorganizar nossas forças e preparar para as próximas batalhas.
(Por Marcos C.Panzera – membro da Comissão Política Municipal do PCdoB/Belém)

3 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, tínhamos tudo para ganhar esta eleição, mas, infelizmente, a condução do governo da Ana ficou em mãos erradas. Ela não soube se impor frente ao Marcílio, ao Maurilio, ao André farias, ao Botelho e depois ao Puty. A derrota da Ana começou a se configurar quando o Puty exigiu o afastamento do Charles Alcântara e assumiu a Casa Civil. Puty é homem de gabinete, é acadêmico, não sabe lidar com o povo, com as massas, e isto dificultou a relação entre Prefeitos, lideranças políticas e os Deputados. Imagine que as lideranças quando chegavam ao Palácio, não passavam da ante sala do Puty,pois seu sub chefe Ãngelo, mais parecia um cão de guarda. Mas ele apenas cumpria ordens que era de não receber ninguém, pois o chefe estava sempre ocupado. Sabemos entretanto que as lideranças comunitárias dos municípios são os porta vozes da população.O desgaste era grande. Também os acordos não foram cumpridos. Em reuniões a governadora se comprometia em atender os pleitos, mas, lá adiante, algum adjunto não cumpria as ordens dadas, e a Ana muitas vezes na boa fé, pensava que estava sendo obedecida,e quando menos esperava, lá vinha bomba para cima dela. A realidade é que sua equipe foi pessima, não a obedecia e ela também coitada, não teve pulso forte para dispensar certas pessoas que a rodeava.Além das trairagens dentro do próprio PT, que sempre trabalhou contra ela. Botelho sempre a instruiu de forma errada. Ana precisava ter ao seu lado, colado em seu gabinete alguém que lesse todos os papeis antes que fossem assinados, pois assim teriam sido evitados a nomeação da manicure, da esteticista, da Élida, do Ganzer logo que deixou o Setrans, enfim, sacanearam o que puderam com a Ana, dentro do seu próprio Gabinete. Outra grande fragilidade foi que em 04 anos houve 04 Chefes de Gabinete, sendo os piores a Helena Nahum, famosa por perder processos e o Paulo Cunha que nunca sabia de nada. O resultado disto tudo foi a nossa derrota. Mas ainda há uma luz no fim do túnel. Vamos trabalhar para que a cassação do jatene se torne real, antes de 01 de janeiro, senão tudo fica mais difícil

Anônimo disse...

O problema não é o PT, porque se não a Dilma não se elegeria,o grande problema foram as pessoas que conduziram esse desgoverno sem dialogar, sem escutar as principais lideranças que vem construindo esse partido a décadas. Simplesmente jogaram no lixo td a nossa história de luta por uma sociedade mais justa e com oportunidades pra tds, e é lamentavel ver td isso acontecer sem poder fazer nada, porque eles tomaram de assalto o nosso partido com muita arrogância e imperou a falta de ética, parece que o poder subiu a cabeça, taí os escandalos do seguro defeso, incra, uso da máquinapra eleger um dep.federal e um estadual e assim vai... estava na hora mesmo de fazer uma grande reflexão sobre os rumos desse partido. Mas quero terminar dizendo que temos ainda muitas lideranças decentes e honestas que devem estar muito envergonhados com td isso. Um abraço

Anônimo disse...

O problema é que agora o PCdoB terá que conversar com Ptistas e "Putystas". Com diz meu cumpadre lá de Cachoeira do Arari: "Agora ...deu-se o "priquito" da amassadeira"