segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Renato Rabelo: Conjuntura impõe mudança da política econômica



O cenário externo mudou e a nova conjuntura impõe o redirecionamento da política econômica no Brasil, afirmou o presidente nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), ao encerrar na tarde deste domingo (28) a reunião do Comitê Central da organização.
Leia também:
A resolução aprovada pelo Comitê Central do PCdoB

O encontro dos dirigentes, que debateu a posição do PCdoB em relação ao governo Dilma e as tarefas imediatas dos comunistas, aprovou uma resolução em que orienta a militância a “lutar pelo êxito do governo Dilma e reforçar o papel do PCdoB”.

Rabelo destacou que o “partido vai se esforçar pelo êxito do governo, procurando impulsionar mudanças. Para nós o êxito do governo significa avançar nas mudanças”.

Frente heterogênea

De acordo com a análise do presidente do PCdoB, Dilma foi eleita numa frente heterogênea, integrada por muitos partidos, que defendem interesses econômicos, sociais e políticos distintos. Esta frente está sob a hegemonia do PT, que tem como aliado básico o PMDB.

O governo Dilma, observa Rabelo, será o reflexo desta ampla aliança. “É cedo para especular sobre o futuro governo. Não devemos perder tempo em especulações ou adivinhações sobre os rumos do governo neste momento”.

Bloco de esquerda

Em sua opinião, o PT e o PMDB, como principais forças da aliança, estão lutando pela hegemonia dentro do governo e procurando reunir forças em torno de si. “Nessas condições, nosso esforço deve ser o de tentar estruturar um bloco de esquerda, composto por PCdoB, PSB, PDT, PRB e possivelmente outras legendas”.

Este bloco deve servir para instar o PT a se somar à luta pela efetivação um programa de desenvolvimento nacional, progresso social e integração continental, segundo o dirigente comunista.

Nova conjuntura

Referindo-se à política econômica que tem sido praticada e às primeiras declarações da equipe indicada por Dilma para tratar do tema, o presidente do PCdoB sustentou que “a atual política está se esgotando porque a situação externa mudou”.

A nova conjuntura, marcada pelo agravamento da crise do capitalismo e pelo acirramento da concorrência internacional, impõe o redirecionamento da política econômica. As tarefas mais imediatas neste terreno, sugeridas pelo Comitê Central, é defender a economia e a moeda nacional como um imperativo de soberania em face da guerra cambial e comercial deflagrada pelos EUA, cuja política monetária é um risco mundial.

Identidade comunista

Capitalizando os progressos do Partido nas eleições, Rabelo disse que o PCdoB deve concentrar esforços no crescimento das próprias fileiras, levando em contas as tarefas políticas imediatas e tendo presente que é um partido que tem “programa, princípios e identidade comunistas que queremos manter”

Lembrou que o PCdoB é um partido que não separa política da ideologia nem teoria da prática, diferentemente do que fazem os partidos social-democratas. A legenda se empenha para ser o partido dos trabalhadores, dos jovens e das mulheres, concluiu o líder comunista.

Nenhum comentário: