segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

MinC compra acervo de Glauber Rocha para abri-lo ao público


O ministro Juca Ferreira formaliza nesta segunda, dia 20, a compra do acervo do cineasta brasileiro Glauber Rocha pelo Ministério da Cultura. A ideia é organizá-lo, restaurá-lo e abri-lo ao acesso público. O investimento foi de R$ 3 milhões.

Após a solenidade, que será realizada às 20h, no Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha, em Salvador, haverá uma sessão especial e gratuita da cópia restaurada de "Leão de Sete Cabeças", primeiro filme de Rocha realizado fora do Brasil. Inédito nos cinemas do país, o filme expõe o colonialismo europeu sobre a África e as tentativas do povo nativo em se libertar desse domínio.

O acervo, que estava sob os cuidados da família de Rocha na instituição Tempo Glauber, é composto dos 22 filmes feitos por Glauber, além de 80 mil documentos, que incluem sua correspondência pessoal, roteiros de filmes, peças de teatro, poemas e romances. Deste total, 223 roteiros e projetos de livro permanecem inéditos.

“Glauber Rocha sempre repercutirá na Cultura brasileira exatamente pela transcendência da sua obra filmográfica", declarou o ministro Juca Ferreira, em nota distribuída à imprensa. (entretenimento@eband.com.br)

Nenhum comentário: