sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Os 62 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

A ONU (Organização das Nações Unidas) adotou em 10 de dezembro de 1948 a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Inspirado pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão da Revolução Francesa em 1789, o texto foi essencialmente redigido por John Peters Humphrey e René Cassin. Ele enuncia os direitos fundamentais de todos os indivíduos, notadamente aquele da igualdade ao nascerem. A Declaração Universal foi adotada com 48 votos a favor, nenhum contra e 8 abstenções.

A adoção da Declaração foi um marco no desenvolvimento da humanidade definindo os direitos fundamentais das pessoas e passando a ser referência em todo o mundo.
Quando lemos seu artigo 1º vemos como estamos longe de sua realização:

“Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.“

Em um mundo tão desigual, os direitos consagrados da pessoa humana tornaram-se bandeira de luta dos povos e após 62 anos mantém toda sua atualidade.

Segundo o Guinness Book of World Records, a Declaração Universal dos Direitos Humanos é o documento traduzido no maior número de línguas (337 em 2008). Em Maio de 2009, o sítio oficial da Declaração Universal dos Direitos Humanos dava conta da existência de 360 traduções disponíveis.

Nenhum comentário: