terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Professora da UFPA é a primeira mulher do Norte a ingressar na Academia Brasileira de Ciências

A primeira mulher da Região Norte a ingressar na Academia Brasileira de Ciências (ABC) é da Universidade Federal do Pará. Maria Paula Cruz Schneider é docente do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA e pesquisadora da área de Genética. A cerimônia de posse dos recém-eleitos será realizada no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, no dia 3 de maio de 2011, ocasião em que a ABC estará completando 95 anos de existência. A Academia conta, atualmente, com 643 membros e tem o objetivo de atuar como sociedade científica honorífica e como consultora do governo para estudos técnicos e de política científica.

Para a mais nova representante da UFPA na ABC, professora Maria Paula, compor a Academia importa reconhecimento profissional. “Ser acadêmica é um mérito para minha carreira”, destaca a pesquisadora. Paula Schneider também comentou o fato de ser a primeira mulher da Região Norte na Entidade. “É uma honra ser pioneira especialmente neste contexto, pois esta distinção pode servir de exemplo para que mais mulheres sintam-se motivadas a buscar excelência em seu trabalho”, complementou. A representação da UFPA na ABC, segundo a professora, deve conferir maior visibilidade às pesquisas realizadas na e sobre a Amazônia.

A Academia - A ABC foi fundada em 1916 como uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos. É uma das mais antigas associações de cientistas no País e reconhecidamente a mais prestigiosa dessas entidades. O foco é a interação entre os cientistas brasileiros e destes com pesquisadores de outras nações. As atividades da Academia contemplam várias ações que abrangem a realização de seminários e workshops, nacionais e internacionais, e a produção de documentos. (site da UFPA)

Nenhum comentário: