quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Publicação sobre o Zoneamento Ecológico do Pará

O secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Marcílio Monteiro, lança amanhã a publicação sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Leste e Calha Norte do Pará, às 10h, no Museu da UFPA, na Av. Governador José Malcher, em Belém.

Segundo a SEPE, “O Zoneamento Ecológico-Econômico é um instrumento de planejamento estratégico direcionado para o ordenamento territorial, que estabelece medidas e padrões de proteção ambiental, destinados a assegurar o uso integrado dos recursos naturais e a conservação da biodiversidade, garantindo o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida da população.”

Os estudos técnicos que serão apresentados foram elaborados por 121 pesquisadores do Museu Emílio Goeldi, Embrapa, UFPA, UFRA e IBGE. Expõem indicadores de biodiversidade, solos, aptidão agrícola e cobertura da terra, vegetação, geomorfologia, geologia, clima, socioeconomia e potencial pesqueiro e qualidade da água.

O ZEE da Zona Leste e Calha Norte engloba 110 municípios (cerca de 406 mil Km² do território estadual). Durante o evento, a Sepe também disponibilizará a segunda edição da publicação que trata do ZEE da Zona Oeste. (Fonte: blog da Franssinete Florenzano e site da SEPE-PA)

Nenhum comentário: