sábado, 15 de janeiro de 2011

O Estado Nacional e a maior tragédia natural do Brasil


As últimas notícias dão conta de perto de 600 mortos em decorrência das enchentes e deslizamentos de terras somente no estado do Rio de Janeiro. São dados que demonstram a ocorrência da maior tragédia natural da história do país.
Algo que comove, sensibiliza e mobiliza o país inteiro e até em outros países, tamanho alcance da tragédia.

“O fato concreto é que a esmagadora maioria dos afetados são populações pobres, sem acesso pleno ao direito inalienável da moradia. Logo, vítimas potenciais das intempéries sociais e climáticas.
A nós que pensamos o presente e o futuro do país é fundamental que se planeje e mapeie todos os cidadãos expostos e essa condição de risco, de forma a inclui-los de forma imediata em um programa nacional de habitação que encete o equacionamento do déficit habitacional brasileiro.
É o mínimo que o Estado Nacional brasileiro pode fazer para compensar esta tragédia. Programas de sucesso como o Minha Casa, Minha Vida devem ganhar prioridade máxima. Afinal não se trata somente de uma questão econômica e social em jogo. O direito à vida é o maior direito humano possível e deve ser buscado como tal.” (Renato Rabelo – presidente do PcdoB)

Nenhum comentário: