sábado, 8 de janeiro de 2011

Pesquisa na Rússia: maioria lamenta fim da URSS

De acordo com um estudo realizado pelo centro sociológico Levada, 55% dos cidadãos russos lamentam a dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

A percentagem dos que naquele país consideram o fim do socialismo uma catástrofe é ainda mais significativa quando os inquiridos se encontram na faixa etária dos maiores de 60 anos, 83%, mas é consideravelmente mais baixa entre os jovens, 17%.

Os dados recolhidos no inquérito citado pela EFE indicam igualmente que 53% dos russos acreditam que a dissolução da URSS podia ter sido evitada, contra apenas 32% que pensam exactamente o contrário.Acresce que mais de metade dos entrevistados defende um reforço significativo das relações da Rússia com as 15 ex-repúblicas soviéticas, afirmando-se mesmo favoráveis à reconstituição da União como bloco político-económico.

Recorde-se, ainda, que na Primavera de 1991, o próprio Gorbachev promoveu um referendo sobre a preservação da URSS. Na consulta participaram 80% dos eleitores, dos quais 74,4% se manifestaram favoráveis à manutenção da URSS. Seis meses depois, Gorbachev assinou a dissolução agora lamentada pela maioria dos russos. (Fonte: Avante)

Nenhum comentário: