quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Partidos comunistas lançam nota pela paz mundial

Por iniciativa do Partido Comunista Português, diversos partidos comunistas de todo o mundo emitiram nesta segunda-feira (1º), uma posição comum intitulada “20 anos após a Guerra do Golfo, a importância da luta pela paz e contra a exploração e opressão imperialistas”.

O documento é subscrito por outros 44 partidos operários e comunistas, entre eles, o Partido Comunista do Brasil. Leia abaixo a íntegra do texto:

20 anos após a Guerra do Golfo - A importância da luta pela paz, contra a exploração e a opressão imperialistas

Passam 20 anos do início da Guerra do Golfo. Em 17 de janeiro de 1991, e apesar da ampla luta contra a guerra em vários países, as forças armadas dos EUA e seus aliados desencadeiam – com a ratificação do Conselho de Segurança das Nações Unidas – uma primeira guerra em grande escala no Médio Oriente, Inseparável das profundas e negativas mudanças associadas à liquidação do socialismo na União Soviética e no Leste da Europa, esta guerra foi o prelúdio de 20 anos de agressões, invasões e ingerências imperialistas em larga escala.

Do Golfo à Iugoslávia, do Afeganistão ao Iraque, ao Líbano e Palestina, o imperialismo tentou nestas duas décadas impor a sua dominação em cada país e em todo o mundo, procurando assegurar o controlo direto dos principais recursos energéticos mundiais, aniquilar os direitos soberanos dos povos e submeter todo o planeta à exploração do grande capital. Esta ofensiva militarista e belicista tem sido desenvolvida a par dos ataques aos direitos sociais, econômicos e políticos dos trabalhadores e dos povos – mesmo nos centros do imperialismo – e conduziu ao agravamento das contradições entre potências imperialistas.

Graças à resistência e luta dos povos – em primeiro lugar, dos povos vítimas das agressões – a ofensiva do imperialismo conheceu obstáculos e sofreu importantes recuos. Mas os perigos para a paz e a Humanidade não desapareceram. Pelo contrário. A profunda crise econômica do capitalismo, e a incapacidade das classes dominantes em resolvê-la, está a conduzir – tal como no passado – à tentativa de assegurar o seu poder pela violência, o autoritarismo, a guerra e brutais ofensivas contra os direitos e níveis de vida dos trabalhadores e dos povos.

Os perigos de guerra e agressão são evidentes nos ataques contra os movimentos operários e populares que lutam contra o imperialismo, rotulando-os de “inimigos internos”; na recente Cimeira da Otan e no novo conceito estratégico desta organização imperialista militarista e agressiva – que o Tratado de Lisboa da União Europeia considera seu braço armado, aprofundando assim o processo de afirmação da União Europeia como um bloco econômico, político e militar imperialista; nas permanentes ameaças de guerra, provocações e ingerências imperialistas em numerosos pontos do globo; no reforço das despesas militares e dos aparelhos securitários.

Os Partidos signatários apelam aos trabalhadores e povos de todo o mundo a reforçar a luta pela paz e contra os planos de guerra e agressão do imperialismo, a reforçar a luta contra a exploração capitalista e em defesa da soberania e direitos de todos os povos do planeta. Reafirmam que a luta pela paz, a cooperação e o progresso é um elemento inseparável da luta pela superação do capitalismo e a construção do socialismo.

Expressam a sua solidariedade aos povos e às forças antiimperialistas de libertação nacional, revolucionárias e progressistas que prosseguem a luta contra as agressões, ingerências e ameaças do imperialismo. Em particular expressam a sua solidariedade aos comunistas e outras forças antiimperialistas do Médio Oriente e especialmente ao povo palestino na sua luta pelo direito ao estabelecimento do Estado independente da Palestina nas fronteiras anteriores a 1967, com capital em Jerusalém Leste.



Os Partidos Subscritores (até 31 de janeiro de 2011)

Partido Comunista Alemão
Partido Comunista Sul Africano
Partido Comunista da Austrália
Partido Argelino para a Democracia e o Socialismo
Partido Comunista do Bangladesh
Partido Comunista do Brasil
Partido do Trabalho da Bélgica
Partido Comunista Britânico
Novo Partido Comunista Britânico
Partido Comunista do Canadá
AKEL de Chipre
Partido do Trabalho da Coreia
Partido Comunista na Dinamarca
Partido Comunista de Espanha
Partido dos Comunistas da Catalunha
Partido Comunista dos Povos de Espanha
Partido Comunista das Filipinas
Partido Comunista da Finlândia
Partido Comunista Unificado da Geórgia
Partido Comunista da Grécia
Novo Partido Comunista da Holanda
Partido Comunista dos Trabalhadores Húngaros
Partido Comunista da Índia
Partido Comunista da Índia (Marxista)
Partido Comunista da Irlanda
Partido dos Trabalhadores, Irlanda
Partido dos Comunistas Italianos
Novo Partido Comunista da Jugoslávia

Nenhum comentário: