terça-feira, 22 de março de 2011

Dilma exalta papel das mulheres, que dirigem 85% das escolas públicas

Em cerimônia de outorga da Ordem Nacional do Mérito a Educadoras, presidenta lembra da importância do papel das mulheres na gestão da educação

A presidenta Dilma Rousseff valorizou, nesta segunda-feira (21), o papel das mulheres nos principais cargos das instituições públicas do Brasil. "Mais de 85% das escolas públicas de ensino são dirigidas por mulheres", destacou em seu discurso na cerimônia de entrega a Ordem Nacional do Mérito a Educadoras. Ela também lembrou que as mulheres são maioria "avassaladora" nos cargos de educadores.

Dilma acredita que a entrada de professoras na educação foi fundamental para o avanço da educação no país. "Tem sido uma longa trajetória de mulheres dedicadas à educação e a nossa sociedade tem de tomar consciência disso", avaliou. "Nada mais fundamental do que essas mulheres que sairam de suas casas e foram educar os filhos do nosso país", prosseguiu.

A presidenta falou das mulheres em formação: "Mais da metade das pessoas que são bolsistas (nas universidades) são mulheres". Para Dilma, as mulheres entendem o quanto é necessário participar de igual para igual no processo de desenvolvimento e melhorar a qualidade de ensino no Brasil. "Vamos oferecer milhares de vagas para que milhares de jovens recebam educação profissional de qualidade," prometeu.

A Ordem Nacional do Mérito a Educadoras Brasileiras foi criada em 1943. Sua função é homenagear membros da sociedade que tenham prestado serviços relevantes ao Brasil na área de educação. Segundo Dilma, a decisão de concedê-la a educadoras é inédita.
Em seu pronunciamento, a presidenta Dilma aproveitou para estender a honraria a todas as mulheres e ao mês da mulher.

"É uma dupla homenagem, à educadora mas também à mulher brasileira neste mês em que se comemora o dia internacional da mulher". Ela finalizou lembrando dos professores enquanto categoria, e da importância deles "em qualquer projeto de desenvolvimento da nação". (Por: Guilherme Amorim, Rede Brasil Atual )

Um comentário:

Anônimo disse...

Camaradas, que ca..... é essa que o Dep Aldo Rebelo está metido, me parece junto com os grileiros, no caso do código florestal?