segunda-feira, 28 de março de 2011

Em BH, Dilma lança programa de assistência às grávidas

Na 2ª visita ao Estado em 10 dias, presidenta reúne em sua cidade natal políticos tucanos e petistas no lançamento do Rede Cegonha

A presidenta Dilma Rousseff (PT) reúne na manhã desta segunda-feira (28), em Belo Horizonte, políticos do PT e do PSDB em evento de lançamento da Rede Cegonha, programa voltado à assistência às grávidas. O governador tucano Antonio Anastasia (PSDB) já confirmou presença. O prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB) também é aguardado, assim como o antecessor dele, o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Fernando Pimentel (PT). É a primeira vez que a presidenta visita oficialmente sua cidade natal, após ter sido eleita.

O ministro da Saúde Alexandre Padilha entrou em contato por telefone com deputados federais mineiros para reforçar a importância do evento. Parlamentares do PSDB e do DEM que irão ao evento, no Palácio das Artes, centro da capital mineira, alegam que o empenho pessoal de Padilha pesou na decisão de comparecer ao local.
“Investiremos em toda a rede de serviços que devem assumir o cuidado à gestante e à criança, desde o pré-natal até os dois anos: começa pela unidade básica de saúde, passa pelos exames do pré-natal, pelo transporte seguro, até o parto nos leitos maternos do SUS”, afirmou Padilha. Os investimentos até 2014 são de R$ 9,4 bilhões e virão do orçamento do Ministério da Saúde. Hoje, das cerca de 3 milhões de grávidas no País, 2 milhões são atendidas pelo SUS.

Esta é a segunda visita de Dilma em Minas Gerais em 10 dias. No último dia 17 ela esteve na cidade de Uberaba, a 472 quilômetros de Belo Horizonte, para anunciar investimentos. Na ocasião, Dilma e governador tucano de Minas trocaram afagos, demonstrando boa convivência apesar de estarem em partidos rivais.

Rede Cegonha

As ações do Rede Cegonha preveem teste rápido de gravidez em postos de saúde e um mínimo de seis consultas durante o pré-natal caso de confirmação da gravidez. Exames clínicos e laboratoriais, inclusive para detectar HIV e sífilis também integram ações do programa. As grávidas ainda poderão saber com antecedência o local do parto e receberão auxílio transporte. (Denise Motta, iG Minas Gerais)

Nenhum comentário: