quarta-feira, 16 de março de 2011

Tucupi agora é da Sadia

Sadia Registrou a Marca Tucupi É isso aí.

A Sadia, assim como quem não quer nada querendo tudo, registrou a marca Tucupi.

Quando os japoneses registraram a marca Cupuaçu foi feito um escarcéu e, pelo que se divulgou a época, eles recuaram. Agora é uma multinacional brasileira que faz a mesma coisa com o tucupi nosso de cada dia (para nós, paraenses, tucupi é tão sagrado quanto o pão do Pai-Nosso).

Mas isso tudo só acontece porque nós não valorizamos nosso patrimônio imaterial e nossos produtores não ligam muito para essas coisas (e não são nem um pouco organizados, diferentemente dos produtores europeus). Como nós não ligamos, tem quem ligue. No caso a Sadia ligou. (Por antonio francisco )

Um comentário:

Marcos Valério Menezes Maia disse...

Não sei mais muito sobre o Pará; não moro mais ai ha mais de 20 anos mas continua sendo minha terra. Permitam-me dar uma opinião: acho que os paraenses têm que amadurecer, ser menos ingênuos, importar-se menos com o que pensa o sul-maravilha dos paraenses. Ou seja, acho que você têm que lembrar que um dia fomos separados do Brasil, que um dia tivemos oportunidades de consolidar uma certa independencia com a Cabanagem; tivemos oportunidade de desenvolvimento econômico com o ciclo da borracha. Mas tudo isso caducou, logrou... foram coisas que nasceram fadadas ao insucesso. Talvez o paraense tenha que - antes de algum sulista ou extrangeiro ameaçar alguma riqueza - intensificar um longo e complexo debate sobre sua identidade e seu desenvolvimento econômico, social e político. Um absurdo o que fazem com o nosso estado. Gringos de todas as nacionalidades vêm de fora vorazmente devoram patrimônios de todo tipo. Bom! Quem sou eu para falar isso, eu que não moro mais ai, que escolhi outra terra para viver; mas posso dar minha opinião. Provavelmente muito do que estou falando já está sendo feito por ai. Espero. Um grande abraço e em breve espero voltar à terrinha, rever as mangueiras, o centro histórico, ver a nossa humanidade encarnada em cada sorriso e sotaque.