terça-feira, 5 de abril de 2011

3 CHAPAS DISPUTAM AS ELEIÇÕES DO SINDICATO DOS SOCIÓLOGOS

As eleições a direção do Sindicato dos Sociológos do Estado do Pará acontecerão dia 15 de abril, no colégio Orlando Bitar.

Pela primeira vez, após um longo período no qual as últimas direções se distanciaram da categoria, três chapas se inscreveram para o pleito. Promete clima de muita disputa.

Nota Pública da Chapa (Re) Construir o SINSEP:

Estamos numa batalha importante para a (re) construção do Sindicato dos Sociólogos do Estado do Pará. O SINSEP, nos últimos tempos é invisível à sociedade e a própria categoria. Desde a virada do século suas direções reduziram o papel do Sindicato.

Essas permanecem no poder utilizando processos nada democráticos, numa seqüência de direções enfraquecidas e deslocadas da categoria. Motivo que nos levou a dar entrada na Justiça do Trabalho de ação de anulação das últimas eleições de 2009 na 11ª Vara, TRT, 8ª Região, processo 0185100-36.2009.5.08.0011. Através do qual se provocou o atual processo eleitoral. A categoria tem reagido bem e estamos de parabéns. Em decorrência, o SINSEP se coloca no cenário político-sindical com três chapas que concorrem ao pleito para a gestão 2011/2014.

A chapa (Re) Construir o SINSEP é composta por sociólogos/as reconhecidos/as nos meios profissionais. A nossa plataforma foi fruto de sentimentos coletivos, com propostas fundamentadas em três eixos: fortalecimento da gestão administrativa e financeira do SINSEP; defesa dos direitos do sociólogo com a valorização profissional e ética política; reafirmação do vínculo do sociólogo com o desenvolvimento do Pará e da Amazônia. A participação nesta (re) construção necessária se inscreve num esforço concentrado e conjunto, e a cada dia alarga o número dos/as sociólogos/as interessados/as pela causa.

Dia 28 de março passado foi convocada pela direção do SINSEP uma Assembléia Geral Ordinária para apresentação da "prestação de contas da última gestão do SINSEP e regimento eleitoral do processo eleitoral em curso". A sociedade deve tomar conhecimento do ocorrido, o que demonstra como a atual direção encara as questões do sindicato. As eleições foram proteladas e acontecerão no dia 15 de abril.

A prestação de contas relativas aos anos de 2007, 2008, 2009, 2010 e até março de 2011 não foi realizada, o que demonstra um acúmulo de irregularidades. Conforme o Estatuto (Artigo 13) a prestação de contas deveria ser apresentada anualmente! Na Assembléia citada, a direção do SINSEP repassa cinco pastas à comissão fiscal (eleita na assembléia anterior19/02 para vistoriar as contas e trazer um parecer), sem nenhuma metodologia de comunicação com os associados presentes.

A referida comissão apresentou demissão da tarefa incumbida em Assembléia anterior, "em nome da ética". Não ficou explicito a que ética estão se referiram. Sobre o segundo ponto, ficou evidente que almejavam depor a Comissão Eleitoral eleita na Assembléia de 3 de fevereiro, a qual cumpriu os procedimentos regimentais inclusos no Estatuto, carta maior do SINSEP. Se houve descumprimento no processo eleitoral em curso, o mesmo partiu da direção do SINSEP. O Artigo 51 dos Estatutos indica o prazo de até 10 (dez) dias antes das eleições para entrega da relação dos associados em condições de votar a um representante de cada chapa. O não cumprimento do citado artigo, se por acaso a eleição se realizasse em 1º de abril, criou um clima de insegurança.

Com a mudança de data das eleições para o dia 15 de abril espera-se que, desta feita, cumpra-se o prazo regimental de entrega às três chapas a lista dos associados aptos a votarem, em equidade de condições, para que possam realizar campanhas na busca de apoio e voto.
Eneida Canêdo Guimarães dos Santos Candidata à Presidente da Chapa 1 (Re) Construir o SINSEP

Nenhum comentário: