terça-feira, 5 de abril de 2011

Barco com 120 tubarões pescados ilegalmente é apreendido na costa do Pará

O Ibama apreendeu na sexta-feira (1º) cerca de 120 tubarões pescados ilegalmente na costa do Pará. O barco pesqueiro que capturou os animais tinha autorização para pesca de diversos peixes com o uso de redes.

Mas, na verdade, pescava apenas os tubarões utilizando espinhel (centenas de anzóis presos em cordas). Além de ter a embarcação e a carga apreendidas, o proprietário do barco foi multado em R$ 110 mil pela pesca irregular. A carne dos tubarões foi doada à população e as barbatanas, enterradas com cal.

A forte demanda pelas barbatanas tem causado sérios impactos nas populações de tubarões. A prática do “finning”, quando o pescador retira apenas a barbatana e descarta a carcaça do animal no mar, tem sido fortemente combatida pelo Ibama no Pará.

“Este tipo de crime ambiental ocorre porque as barbatanas têm alto valor no mercado internacional (R$ 80 o quilo), principalmente, na China, onde são usadas em sopas”, explica o chefe da Divisão de Fauna e Pesca do Ibama, Leandro Aranha. Segundo crenças populares, as barbatanas teriam propriedades terapêuticas. (Fonte: Nelson Feitosa/ Ibama)

Nenhum comentário: