sexta-feira, 8 de abril de 2011

Madeira irregular apreendida no Pará é doada para construções sociais

Três caminhões carregados com madeira transportada irregularmente, apreendidos em Itupiranga (PA) entre 31 de março e 1º de abril, foram doados, nesta quinta-feira (7), à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A carga será usada em construções de obras sociais na cidade.

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Secretaria recebe a carga e os caminhões como fiel depositária do material. Assim que for concluído o processo administrativo dentro do Ibama, a madeira poderá ser usada em obras sociais, como a construção de pontes e escolas, por exemplo.

Durante a operação do Ibama, em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram apreendidos 90 m³ de madeira em tora e serrada. O material era transportada em cinco caminhões. Os dois que não foram destinados à Secretaria de Meio Ambiente aguardam destinação na Gerência Executiva do Ibama em Marabá (PA).

Do total da carga apreendida, quase a metade da carga da madeira era de castanheira-do-Pará, espécie cujo corte e comercialização são proibidos por lei, segundo o Ibama. Além de terem a carga e os caminhões apreendidos, os donos dos veículos foram multados em R$ 35 mil. (Fonte: G1)

Nenhum comentário: