segunda-feira, 29 de agosto de 2011

UJS-Pará elege nova direção e diz Não a divisão do Pará.

    A União da Juventude Socialista do Estado do Pará (UJS/PA) realizou no sábado (28/08/2011), na sede do Sindicato dos Bancários, uma grande e vitoriosa plenária estadual, com a presença de cerca de 100 jovens de diversos municípios, que debateram o Plebiscito sobre a divisão do estado e elegeu a nova executiva estadual da organização.
     A mesa de abertura que saudou os militantes socialistas teve a presença de Maíra Nogueira -UBM, Cleber Rezendes- CTB, Rafael Marques- Vice-Norte da UNE e Cleiton Costa – Diretor da UBES. No plenário estavam presentes as principais lideranças do Movimento Estudantil paraense como Tamara Figueiredo- Presidente da UAP, Juliana Martins- Presidente da UMES, além de dirigentes de vários DCE´s e Centros Acadêmicos, e o ex-presidente da UJS/PA, Rodrigo Moraes.
   O debate sobre o plebiscito foi apresentado por Erico Albuquerque, dirigente da CTB/PA, licenciado em geografia, que falou do atual cenário que hoje se encontra o estado do Pará, através de um estudo realizado por ele sobre a questão, onde ressaltou que dividir o Estado não vai resolver, pois “necessitamos de um projeto de inclusão social, e para que o Estado do Pará sejam mais forte e não cair nos discursos que dividir vai ajudar o desenvolvimento das áreas que poderá ser possíveis Estados” Falou também da decisão do PCdoB, em apoiar a não decisão do Estado do Pará, e sim a construção de um projeto de inclusão social.
    O debate foi aberto ao pleno onde a militância pode opinar e apresentar suas idéias sobre o debate. Importante ressaltar o grande numero de intervenções sobre a pauta, que demonstra o nível de responsabilidade que o pleno da UJS tem para com o futuro do Estado do Pará. Em seguida foi colocada para o pleno a necessidade da UJS/PA tinha de tomar uma postura, pois sua trajetória sempre foi em tomar posicionamento pelas questões que envolvem o atual cenário seja ele de nacional ou regional, e entendia-se que aquele momento nossa organização não poderia ser ausente da luta que estava sendo travada. Então foi colocando ao pleno a votação, onde aquela plenária decidiu que a Juventude Socialista deveria toma posicionamento sim, e que era pela não divisão do Estado do Pará. Sendo decido a postura que UJS/PA iria toma agora e construir junto as frente que são contra a divisão a campanha “Pará quero sem divisão”
    Nesta a ocasião, o Henos Silva fala de sua saída da UJS/PA, e que iria desempenhar outras tarefas e que não teria mais condição de está a frente da União da Juventude Socialista do Pará. Mas que em seu lugar estaria tomando posto Pedro Fonteles, um camarada que vem mostrando a bastante tempo uma militância destacada seja no Movimento Estudantil ou com seu comprometimento com nossa organização e com a luta do povo. Foi apresentado também algumas mudanças que a executiva estadual passaria com a entrada e saída de alguns camaradas.
   Os comunicados ali foram aprovados com clamor a plenária, que demonstrou grande satisfação em ver Pedro Fonteles como atual presidente da UJS/PA. Pedro, falou da emoção que estava sentido, e da tarefa de honrar o legado que seu Pai - Paulo Fonteles, deixou pelo amor a luta revolucionaria do povo brasileiro

A nova Direção Executiva da UJS-Pará segue assim:

Presidente - Pedro Fonteles

Vice-Presidente – Ewerton Rosa

Organização: Cleiton Costa

Comunicação e Jovens Cientistas: Daniele Garcia

Formação: Fausto Bulcão Neto

Jovens Trabalhadores: Thiago Barbosa

Luta anti-racista: Francianne Lima

Finanças: Sidnei Miranda

Nucleo UFPA: Jorge Lucas Neves

UAP – Tamara Figueiredo

UNE – Rafael Costa

UMES – Juliana Magalhaes


De Belém,

Daniele Garcia.





Nenhum comentário: