quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

PC do B apresenta carta aberta em defesa do SUS


SUS é patrimônio público
O Partido Comunista do Brasil- PCdoB saúda as delegadas e os delegados à 14ª Conferência Nacional de Saúde, momento de fortalecimento do SUS público e de qualidade e da construção de um Brasil justo, democrático e soberano.
Um novo Projeto Nacional de Desenvolvimento é uma necessidade premente para o pais. Crescimento da economia, afirmação da soberania nacional, valorização do trabalho, distribuição de renda e consolidação da democracia são prioridades para o desenvolvimento brasileiro. No que diz respeito a saúde, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) é estratégico e se relaciona com o desenvolvimento econômico e social do nosso pais.
O contexto de consolidação da democracia que o Brasil vive com a eleição de Dilma presidente, cria condições para se ampliar o debate e implementar medidas vinculadas a uma das vertentes da democratização da sociedade: a universalização da saúde.
Mais financiamento
O Brasil investe em saúde apenas 3,7% do PIB. Metade do necessário, segundo parâmetros da OMS. O sub-financiamento ao lado de outros fatores, impede que a constituição do SUS seja plena e implica em inúmeras dificuldades na gestão pública para garantir a atenção à saúde da população.
É prioridade ampliar o investimento em saúde para que o SUS possa ser efetivamente público, universal, amplo, gratuito e de qualidade. Para a plena implementação do SUS é também fundamental que recursos sejam destinados à valorização do trabalhador, viabilizando o Plano de Cargos, Carreiras e Salários e a educação permanente.
Regulamentação da Emenda 29, determinando que 10% da receita corrente bruta da União sejam destinados à saúde, sem incidência da Desvinculação de Recursos da União (DRU) – que hoje permite ao Governo Federal redistribuir 20% de sua receita para todos os ministérios; superação das amarras impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal; além de analisar propostas de novas fontes de financiamento,a exemplo da taxação das grandes fortunas e a da contribuição social para a saúde, iniciativas que devem se inserir na defesa do SUS.
Mais acesso
É necessário atualizar os patamares de qualidade, integralidade e equidade viabilizando serviços e prioridades de acordo com as necessidades. É decisivo intensificar o processo de regionalização do SUS, promover o acesso com acolhimento e qualidade, priorizando a Atenção Básica como porta de entrada. Acesso público, gestão pública e controle social atuante são fundamentais para a completa implementação do SUS.
O PCdoB considera que as 4 mil conferências realizadas em todo o Brasil com a participação decisiva de usuários, gestores e trabalhadores demonstram a força mobilizadora em defesa do SUS público e de qualidade.
A plenária final da 14ª CNS tem a responsabilidade de construir uma agenda política para o avanço do SUS que priorize:
1.Ampla participação dos usuários, incorporando novos setores sociais na defesa do SUS
2. Atuação sobre os determinantes sociais que geram desigualdades nas condições de saúde da população do campo e da cidade, como as condições sócio-econômicas, de gênero, raça e etnia, e orientação sexual
3. Defesa de um projeto de desenvolvimento que oriente políticas de emprego, moradia, acesso a terra, saneamento, esporte, cultura, segurança pública,segurança alimentar integradas à politica de saúde
4. Fortalecimento o setor industrial de pesquisa e inovação em saúde, para diminuir a dependência externa em área tão sensível para a soberania do país
5. Aprovação da regulamentação da EC-29, na perspectiva de dobrar os recursos que hoje são investidos no sistema público.
6. Valorização os trabalhadores e trabalhadoras no setor saúde. Investir na formação de profissionais de acordo com as necessidades da população e dotar esses trabalhadores de condições adequadas de trabalho, salários dignos e carreiras definidas de acordo com as diretrizes da mesa nacional de negociação
7.Defesa da gestão do SUS pública, contra a dupla porta de entrada nos serviços e a terceirizacao da gestão. Persistir na defesa de controle social amplo sobre a gestão.
8. Implementação da politica de regionalização do SUS, constituição de redes e qualificação e consolidação das relações interfederativas, sempre na perspectiva de controle social amplo.

SUS é patrimônio público.
                         PCdoB



Nenhum comentário: