quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Muitos novos felizes dias para Belém e seu povo

Belém completa hoje mais um ano de vida.Mas, o que é a cidade?
Um território com metros quadrados definidos, com tipo de relevo, paisagens, vegetação?
Pontos turísticos, tipos de comida, cheiros exóticos?
Belém, nossa cidade morena, é tudo isso sim, mas é essencialmente sua gente, seu povo, seus homens, mulheres, crianças que em sua vivência, construíram sua história, sua cultura.

Nossa homenagem portanto, vai para o povo de Belém que desde a chegada dos portugueses e os primeiros momentos de contato com o povo que aqui estava, foi constituindo o que chamamos de belenenses.
Não existe cidade sem povo, história sem lutas.


Então desde nossos primeiros indíos nossa cidade luta.Foi assim na primeira resistência aos portugueses.Foi assim na Cabanagem, luta encarniçada na qual milhares tombaram.Na resistência à ditadura, na luta pelas diretas já em nossas gigantes manifestações na Paraç do relógio e na então Primeiro de Dezembro.

Belém na solidariedade aos camponeses na luta pela reforma agrária, Belém das greves, das manifestações de operários e estudantes em São Braz.Belém dos acampamentos do MST.
Belém que constituiu, a partir de 1996, a primeira experiência  de uma prefeitura dirigida pela esquerda e depois  vivenciou as experiências do governo estadual pela primeira vez também, dirigido pela esquerda.

Então, temos muito o que comemorar, mas também temos muitas motivos pelos quais lutar.
Então viva o nosso açaí, o n tacacá, o Ver-o-Peso, o Rio Pará, as nossas prais de água doce.Viva o peixe, a tapioquinha, a Praça da república, o Bosque, o Museu.
E viva principalmente essa gente , nós belenenses que construímos e amamos esta cidade.






Nenhum comentário: