segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O jeito petista de unificar

Os resultados das prévias do PT, para definir quem será o candidato do partido a prefeito de Belém são fato político novo e importante no cenário político pré-eleitoral.O PT, mesmo fragilizado pela derrota em 2010, é um grande partido no Pará, com milhares de militantes e filiados, centenas de lideranças sociais e populares.

O primeiro aspecto é o da mobilização do PT, razoável, mas em ritmo de retomada, dos 9.011 filiados aptos a votar, segundo informações circulantes votaram cerca de 3.565 filiados. O segundo aspecto é que três candidatos extremamente qualificados participaram do pleito, entre estes o deputado federal Claudio Puty, o deputado estadual Bordalo e o vereador e suplente de deputado estadual Alfredo Costa. Importante para a Ds, democracia socialista, corrente de Puty, a sua vitória em primeiro lugar com 41,68% dos votos.depois dos confrontos enfrentados pela DS dentro do PT no último período, nos quais Puty sempre foi o alvo principal, é necessário iniciativa política, certo grau de organicidade e óbvio a estrutura para ganhar a eleição em primeiro turno.

No caso de Alfredo, que obteve 35%, que conta com o apoio de lideranças importantes do PT, parlamentares e sindicalistas o resultado foi bom e o posiciona para a tão esperada candidatura.O mesmo de Bordalo, um bom resultado que o torna o que chamamos em eleição "o fiel da balança" com seus 21% dos votos.

Com o advento do segundo turno, não conta somente o número.Aí entra capacidade de construir alianças, firmar e cumprir compromissos.Depende da corrente de Bordalo,a AS-articulação socialista, de sua efetiva participação no segundo turno do dia 05 de fevereiro o resultado que poderá levar ao candidato do PT a prefeito de Belém. Em tendência, pelo histórico de alianças dentro do PT há a possibilidade concreta de aliança de todos contra a DS, mas em política, novos pactos poderão ser feitos, principalmente levando em conta não somente as eleições deste ano mas também as eleições para governo do estado, concomitantes com a campanha de reeleição de Dilma e a disputa para o senado.
Vamos ver se a eleição em prévias vai  servir para dividir ou para unificar em torno do candidato eleito e verificar quem ocupa o centro do tabuleiro visando 2012 e 2014..

Fonte: leilamarciapa.blogspot.com

Um comentário:

observador politico disse...

Aconteceu o que todos no PT temiam, principalmente Alfredo Costa, Paulo Rocha e Cia, a Auditora da Sefa, ex-secretária de estado, suplente de deputada estadual do PT e secretária de movimentos sociais do PT estadual, Suely Oliveira entrou na briga pela disputa da indicação petista para disputar a prefeitura de Belém, Suely faz parte da DS, tendência interna do PT que abriga Ana Júlia, Claudio Puty, Edilson Moura, Marquinho e outros, Suely foi chamada a responsabilidade pela DS, para ajudar no que a própria tendência petista avalia como sua maior e mais difícil disputa dentro do PT, que é levar Claudio Puty a vencer as prévias do PT-Belém e por consequência ser candidato a Prefeito da capital pela legenda. O que pesa contra esse apoio de Suely a Puty?
Todos no PT sabem muito bem o que Suely passou nas mãos dos irmãos Monteiro (leia-se Marcilio e Maurilio), e do próprio Puty com aval da então governadora Ana Julia. Para quem não sabe Suely Oliveira era a virtual candidata da DS para disputar a vaga de deputada federal em 2010, pois em 2006 Suely conquistou mais de 50 mil votos concorrendo ao cargo, votos estes que levaram Ana Julia a chama-la para compor seu secretariado, desde então começou o seu agonizante calvário politico, ela primeiro foi "convidada" a retirar seu nome da disputa federal para ajudar o Puty, viu sua base ser copitada pelos beneficio do poder via Puty, teve sua secretaria desidratada financeiramente, teve sua candidatura de deputada estadual preterida para a DS apoiar como Dep. Estadual Edilson Moura, viu seu cargo ser oferecido em troca de apoio da base aliada, ou seja, o resultado dessa sangria politica foi pouco mais de 20 mil votos que lhe garantiram uma 2 suplência de dep. estadual pelo PT, sem apoio e isolada dentro do PT, longe das discursões das previas petista, Suely passou o ano de 2011 vendo de longe a sua querida DS preparar uma estratégia eleitoral capitaneada pelo seu algoz nª1, Claudio Puty.
Então todo mundo quer saber o que pesa a favor desse apoio?
Suely foi vereadora de Belém por dois mandatos, secretária de estado, duas vezes Presidenta do PT-Belém (X da questão), presidiu diversos sindicatos e centrais sindicais, seus berços políticos, ela é o que todos dentro do PT conhecem como uma autentica militante petista, forjada na luta de classe, na luta do povo. Ela tem uma qualidade impar que não é mais vista dentro do PT, quando desse para base e pega o microfone, ninguém segura, ela desmonta discursos, empolga a militância, convence na fala e tem uma capacidade de mobilização muito maior que Puty e Ana Júlia juntos, e principalmente é disciplinada, com base nisso o Puty e a DS enxergaram na “companheira” Suely a sua tabua de salvação, sabendo que não poderiam fazer o discurso anti-direita (leiam-se PMDB/JADER), escalaram ela para fazê-lo, e, diga-se de passagem, tem o feito muito bem, nos 10 dias que antecedem as prévias petistas, Suely conseguiu um feito incrível, reuniu lideranças petistas históricas, verdadeiros leões adormecidos, e para elas tem mostrado uma capacidade de superação de problemas do passado, e junto com Puty tem feito o discurso de que Alfredo Costa representa submissão aos interesses de JADER/PMDB, que ele é o candidato do Jader para vice do Priante , discurso este que tem conquistado corações e mentes petistas, inclusive criando dissidências importantes na campanha de Alfredo Costa/Paulo Rocha, fatos esses que podem ser comprovados no site e blog do Puty, com fotos e declarações de apoio para sua candidatura, Suely conseguiu virar o jogo a favor do Puty praticamente aos 40min do segundo tempo, ele sabendo disso, agora anda todo proza, prestigia todo evento que Suely tem organizado, de uma simples reunião com militantes, uma plenária, até tomar agua de coco na esquina, colou em Suely de tal maneira que a militância não sabe se vai votar no Puty ou na Suely. Mais uma coisa é certa, todos querem saber até quando vai durar essa lua de mel...