quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

É preciso ter força, ter garra e esperança – avante movimento comunitário



Por Roberdam Carvalho
Presidente da FEMAMB


Moradores do Bairro da Pedreira se organizam em torno da manutenção e limpeza de ruas e canais. Serviço essencial para o bem estar da população,  de forma esquecido pelo poder público local, assim como outros serviços públicos inerentes à vida das pessoas .
A cidade das mangueiras, diria, vive um período comum para nossa região, os das grandes  chuvas, em circunstância do inverno. A problemática: Belém não está preparada para nenhum tipo maior de volume de chuva, muito menos as de um inverno, ou seja a prefeitura não cuidou e nem preparou a cidade para receber o período de chuvas – com isso assistimos os intensos alagamentos que a cidade sofre, causando transtorno, acidentes, doenças, perdas matérias que atinge a vida de seus moradores e  afeta diretamente a mobilidade das pessoas.
  O que vemos hoje são pessoas sendo mortas por falta de assistência a saúde, por falta de saneamento básico, por falta de água salubre e potável em diversas áreas que deveriam ser atendidas pelo município,  por causa de um sistema de trânsito caótico e insuficiente,  por falta de segurança e principalmente por falta de compromisso daqueles que foram eleitos.
Vemos cada vez mas nossa juventude sendo seqüestrada pelos traficantes, que utilizam a arma do dinheiro fácil em detrimento à falta de oportunidades, que se valem da não geração de empregos, da evasão escolar, da desagregação familiar, da miséria de muitos e da incompetência de “poucos”.  
Assistimos todos os dias as ruas da capital paraense sendo tomadas por crianças; crianças essas, ora vendendo algum objeto no sinal de transito, ora drogadas e em consequência furtando, abandonadas à própria sorte. Não se observa nenhum programa voltado a reintegrar essas crianças as famílias e garantir ao responsável formação e capacitação  para que os mesmos possam ser os provedores das necessidades básicas de seus dependentes.
Quando olhamos para as feiras e marcados, observamos a que ponto chegou a forma como está sendo comercializado e manuseado o alimento que chega a mesa dos trabalhadores (as) desta cidade – feiras e marcados, com a exceção de raríssima (o), a maioria em estado de degradação, sujeira e sem estrutura que garanta o mínimo de higiene para que tal alimento seja vendido. Infelizmente o povo trabalhador, que ganha um salário reduzido às suas necessidades é emburrado para essa situação.
É preciso ter força, ter garra e esperança  e continuar organizando a população para que Belém sobreviva aos demandes de uma gestão completamente alheia aos interesses de seu povo.
Devemos desde já buscar construir uma alternativa para Belém, que nos garanta participação nas decisões de governo em relação à aplicação dos recursos públicos disponibilizados para o desenvolvimento e aplicação de  políticas públicas. Nesse debate urge as necessidades da população que necessita dos serviços básicos de atendimento está voltada para construção de um projeto que responda os anseios da sociedade belenense. 
Precisamos lideranças comunitárias retomar os debates em torno de uma plataforma de lutas que nos proporcione dialogar e conhecer o perfil do futuro prefeito eleito em 2012. 
Belém amarga nos últimos anos um total descaso por parte daqueles que foram escolhidos para administra a capital dos paraenses. Acontece que, teve de tudo em Belém, menos administradores e /ou administração.


Nenhum comentário: