quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Homenagem a Jorge Amado leva símbolo comunista para a Sapucaí

A primeira noite de desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro na madrugada de segunda (19) foi de muitas homenagens no Sambódromo. A Renascer de Jacarepaguá foi a primeira a desfilar e levou para a Avenida as cores fortes das telas do pintor pernambucano Romero Britto. A Mocidade Independente de Padre Miguel levou tintas, grafite, espelhos para homenagear o pintor brasileiro Cândido Portinari com o enredo "Por Ti, Portinari".

Já a escola Imperatriz Leopoldinense cantou a obra de Jorge Amado e trouxe um carrossel na comissão de frente com os capitães de areia, personagens de uma das maiores obras do escritor. O grupo evoluiu com movimentos em um carrossel para lembrar as aventuras dos meninos que, na década de 30, roubavam para sobreviver pelas ruas de Salvador. A coreografia é de Alex Neoral e foi aplaudida pelo público nas arquibancadas. 

"O mar de Yemanjá e a coroa de Oxalá" foi o tema do carro abre-alas. Ele representou o mar, fonte de inspiração para o escritor. A segunda alegoria retratava um dos pontos mais conhecidos da Bahia, a Igreja do Bonfim. 

O terceiro carro foi preparado para lembrar a formação do jovem escritor e para apresentar a riqueza cultural do povo brasileiro. A quarta alegoria lembrou "O Mercado Popular". Ele fez referência aos trabalhadores e aos quitutes da culinária baiana. Algumas das obras mais conhecidas do escritor ganharam forma no quinto carro da escola, "Crônicas de uma cidade do interior". Personagens como Quincas Berro D'Água, Gabriela e Dona Flor foram representados em esculturas. 

A escola também relembrou a luta do comunista Jorge Amado — eleito em 1945 deputado federal pelo Partido Comunista. A Ala Engajamento Político retratou a convicção ideológica de um dos maiores escritores brasileiros e levou para a Sapucaí a bandeira do Brasil e a foice e o martelo. 

Vermelho

Nenhum comentário: