segunda-feira, 12 de março de 2012

DF: SECUNDARISTAS VÃO ÀS RUAS EM GAMA POR MELHORIAS NA EDUCAÇÃO


Os secundaristas da cidade de Gama, Distrito Federal vivem um cenário de constantes reivindicações contra o governo. Com passeatas exigindo atenção à suas pautas, os estudantes apóiam a greve e se colocam ao lado da luta dos professores
No último dia 7 de março, cerca de 1.500 estudantes de 06 escolas do Gama se mobilizaram para uma grande passeata. Impulsionada pela UNIÃO MUNICIPAL DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS (UMES) DA GAMA. Entre os principais pontos estão:
- Cobertura imediata das quadras de esporte das escolas;
– Refeições saudáveis e de qualidade; 
– Passe livre ilimitado e irrestrito; 
– Reformas estruturais urgentes; 
– Fim da cobrança de taxas nas escolas públicas; 
– Mais vagas nas universidades públicas; 
– Construção da Universidade Distrital;
– Atendimento imediato a pauta de reivindicações dos professores.
A greve dos professores da rede pública de ensino do Distrito Federal começou hoje (12) e conta com total apoio dos secundaristas. Os estudantes também estiveram presentes na assembleia, que em votação, declarou a greve com a aprovação de cerca de 12 mil professores.
Em carta publicada, a UMES GAMA se questiona o governo de Agnelo Queiroz, acusado de não cumpriu acordo com os professores e o Diretor da Regional de Ensino do Gama no anos de 2011. Veja abaixo a carta na íntegra.
AGNELO, EXIGIMOS OUTRA POLITICA! ATENDA NOSSAS REIVINDICAÇÕES!
Assim como Dilma, Agnelo foi eleito pela juventude e pela classe trabalhadora para defender nossos direitos. Mas após um ano de Governo, Dilma anuncia corte de 55 bilhões, maiores que os do ano passado. Na contramão do mandato recebido pelo povo trabalhador ela recentemente privatizou os aeroportos, inclusive o de Brasília. Não aceitamos essas medidas! É preciso de outra política!
Nossas escolas seguem sucateadas, com muros caídos, quadras de esporte em péssimas condições, merendas de péssima qualidade e de pouca variedade, salas de aulas superlotadas por causa da falta de professores, que no ano passado fez com que escolas como CEM 01, CEM 03 e CED 07 tivessem problemas para suprir a falta de professores de geografia, historia e artes (tentando suprir a falta dessa ultima a DRE Gama implantou um projeto de “teatro de bonecos’’ no último bimestre do ano).
Todo estudante deve ter a garantia de acesso ao Ensino Público Superior. Lutamos por vagas para todos nas Universidades públicas e com qualidade e no DF isto passa pela criação da Universidade Distrital como outra opção de universidade pública que não está na perspectiva do atual governo.
No ano passado foi positivo que tenham reconstruído todo o muro da Escola Classe 22 do Gama e feita a cobertura de sua quadra, mas meses depois vemos noticias de que a estrutura da escola por ser muito antiga e estar com varias pilastras e paredes danificadas, teria de ser totalmente reconstruída. No CEM 01 (CG) depois da escola passar por uma vistoria, a antiga direção recebeu a notícia de que a escola não deveria nem estar em funcionamento. Listados, uma série de reparos a serem feitos, já lembrando que este ano (2012) o CEM 01 comemora duas grandes datas, a primeira seus 50 Anos de serviços prestados a sociedade do Gama e de outras cidades e a segunda data não menos importante, 3 anos de muro caído, 3 Anos de descaso com uma das primeiras escolas do DF, 3 anos de enrolação da Regional de Ensino que esteve na escola em Abril se comprometendo em agilizar o processo em 30 dias. Mas até agora não vemos medidas efetivas para resolver os nossos problemas.
Acompanhamos na mídia que uma das principais medidas do Governo Agnelo tem sido o empenho em reconstruir o Estádio Mané Garrincha para a Copa do Mundo de 2014. Os recursos previstos são de 745 milhões, sendo que quase a metade vem de cofres do GDF. Isso sem falar na Lei de Responsabilidade Fiscal que impede que possamos ter mais investimentos nas áreas sociais e atendimento de nossas demandas. Exigimos que os recursos sejam públicos sejam usados para de fato melhorar a qualidade de vida da população, que seja investido na Saúde, Transporte e Educação, Moradia, Reforma Agrária, nos esportes nas escolas e que não escoe prioritariamente para pagamentos da dívida pública e na reconstrução de estádios para a Copa do Mundo, que diga-se de passagem, por pressão da FIFA, ameaça a nossa conquista do direito da meia-entrada para assistir aos jogos.
Depois de mais de um ano de governo Agnelo percebemos que as nossas principais demandas continuam sem atendimento: Reformas físicas nas estruturas das escolas, cobertura das quadras de esporte, fim de cobrança de taxas (uniforme, carteirinha, interclasse, etc).
Nas escolas cada vez é mais comum ver o tráfico de drogas tomando conta de banheiros e por trás dos que defendem a legalização das drogas está um ataque aos jovens que precisam de emprego, esporte, segurança, serviços públicos sólidos, diversão e arte!
É na base, na construção de grêmios estudantis atuantes que conseguiremos consolidar o Movimento Estudantil no DF, acabando de uma vez por todas com a burocracia da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Brasília (UMESB), que assim como a Federação dos Estudantes Secundaristas de Brasília (FESB) na prática virou uma empresa que trata os estudantes como negócio lucrativo, nos explorando através da venda das carteirinhas estudantis. Com suas direções sendo eleitas sem discussão política e nenhuma democracia.
Não esperaremos sentados! Foi o que provaram os 1000 estudantes de 7 escolas distintas (CEMI, CEM1, CEM2, CEM3, CED6, CED8, CEF1) do Gama em passeata até a Regional de Ensino do Gama no dia 06 de Maio do ano passado, e depois de paralisações greves em algumas escolas do Gama e com a construção da UMES do Gama no segundo semestre do ano passado.
Não abrimos mão de nossos direitos! Tivemos algumas conquistas no último período: redução do preço de carteirinhas, manutenção de ventiladores, reforma de bibliotecas, implementação de merenda nas escolas de ensino médio, algumas pequenas reformas nas escolas mas ainda temos muito a conquistar. Uma das tarefas da UMES do Gama vai ser continuar a luta para aumentar a organização dos estudantes partindo para as escolas de Ensino Fundamental e consolidando os Grêmios das escolas de Ensino Médio.
No que diz respeito a valorização do salário dos professores o Brasil é o terceiro pior do Mundo, no DF o salário é abaixo de várias outras carreiras de Ensino Superior e nem plano de saúde é concedido aos Educadores.
Também estamos junto com os professores que se mobilizam em todo o Brasil pelo cumprimento da lei do piso salarial nacional, e assim como os profissionais da educação temos motivos de sobra para fazer uma greve estudantil.
Continuaremos exigindo que nossas reivindicações sejam atendidas:
  • Cobertura imediata das quadras de esportes de todas as escolas do DF;
  • Refeições saudáveis e de qualidade em todas as escolas;
  • Passe livre irrestrito e ilimitado;
  • Reformas estruturais urgentes nas escolas: Reparo nas salas de aulas, banheiros e quadras, manutenção dos ventiladores, implementação de bebedouros com acesso a cadeirantes, construção de auditórios e sistema de adaptação de acesso aos deficientes físicos;
  • Chega de violência! Não queremos drogas, e sim mais segurança, educação de qualidade, cultura, esporte e diversão!
  • Fim da cobrança de taxas! (mensalidades de entidades privadas como a APM e APAM, Xerox de material didático, carteirinha, uniforme, etc).
  • Pelo cumprimento do acordo do Governo Agnelo com as reivindicações dos professores e cumprimento da Lei do Piso Nacional Salarial dos professores em todos os Estados;
  • Vagas para todos nas Universidades Públicas e criação da Universidade Pública Distrital com campi em todas as cidades e com variedades de cursos em cada uma delas;
  • Apoio a greve dos professores do Estado de Goiás.


Fonte : Blog da UBES

Nenhum comentário: