segunda-feira, 7 de maio de 2012

Belenenses reclamam após ficar 36 horas sem água



Cerca de 36 horas sem água. Essa foi a situação em que quase 30 mil moradores ficaram em Belém. O rompimento de uma adutora da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), na travessa Mauriti, na noite de sábado (5), que resultou na falta de fornecimento de água para os moradores dos bairros da Pedreira, Marco, Sacramenta, Souza, Curió-Utinga e parte do Telégrafo até o começo da tarde de hoje (7).
O problema afetou, inclusive,unidades de saúde, que tiveram que interromper o funcionamento pela falta de água nesta segunda-feira. Através de comentários em matérias publicadas no DOL e nas redes sociais, moradores de Belém relataram os diversos problemas que enfrentaram pela demora no reparo. Segundo alguns relatos no Twitter, em algumas áreas dos bairros afetados a falta de água dura até agora.
"É uma falta de respeito com a população, eles não fazem um serviço de qualidade. É por isso que de vez em quando, ou melhor, quase todo mês, essa adutora rompe! Cadê os governantes, que não tomam uma iniciativa. Não cobram uma explicação da Cosanpa", protestou o internauta Marcel Barbosa.
Trabalhadores, estudantes e donas de casa tiveram que procurar alternativas para realizar suas atividades sem água. Outros, que não tinham a quem recorrer, tiveram que esperar. "Bom dia pra você que teve seus planos adiados pela falta de água que a Cosanpa lhe proporcionou esta manhã", postou em seu Twitter o usuário ‏ @LucasMel0. "Eles têm que providenciar isso rápido, pois quando é para cortar nossa água rápido eles providenciam", questionou o internauta Ricardo Silva Garcia Martins.
Mesmo nas casas em que o abastecimento foi normalizado, os moradores denunciam a precariedade da água que sai das torneiras. "Está saindo coca-cola das torneiras daqui de casa! Obrigada Cosanpa", satirizou ‏ @shiimena em seu microblog.
Em nota a assessoria da Cosanpa informou que a companhia consertou a adutora no fim da manhã de hoje e que o fornecimento de água foi normalizado ao poucos, já que o sistema ficou muito tempo sem água e foi preciso pressurizar a rede para que a água chegasse normalmente às residências dos bairros atingidos pelo problema.
Operários de uma empreiteira contratada pela Cosanpa trabalharam desde a noite de sábado para solucionar o problema. Foi preciso fazer uma escavação de aproximadamente 5 metros de profundidade para chegar até a adutora rompida e lá foram feitos os trabalhos de reparo.

Cleide Ferreira, gerente da unidade da Cosanpa no bairro da Pedreira, explicou que o trabalho foi realizado até de madrugada, para garantir o retorno da água o mais rápido possível. “Os operários trabalharam diuturnamente para solucionar o problema, tivemos que confeccionar uma peça às 4 horas da manhã para poder fazer a emenda da adutora.


Fonte: Diário do Pará.


















Um comentário:

Suely disse...

O "excelente" trabalho serviu pra nada... mal cobriram o buraco de terra e houve novo rompimento. O fornecimento de água foi suspenso novamente.