quinta-feira, 22 de abril de 2010

Um pequeno Brasil chamado Pará - Maíra Nogueira

Há alguns anos escrevi uma nota para um blog aqui do estado sobre a polêmica da divisão do Pará. A nota tinha um perfil muito específico para o momento e para aquele blog, mas fundamentalmente representou a minha opinião e de outas tantas pessoas.

Convocação do Plebiscito

Na quarta-feira (14/04) foi aprovada na Câmara a urgência para a votação da matéria que convoca o plebiscito sobre a divisão do Estado do Pará em três, criando os Estados do Tapajós e Carajás.

O Plebiscito oportuniza a manifestação de toda a população do Pará, mas há que se dizer da necessidade de maiores estudos e debates entre os setores da sociedade civil organizada, estudos dos impactos econômicos, políticos e sociais, e o próprio poder público, anteriores à consulta que deve ser feita à população, que possam subsidiar as opiniões de forma consequente, visando avanços no desenvolvimento das diversas regiões e não apenas o que corresponderia ao oeste, sul e sudeste.


Um novo Pará, um novo Brasil

Em meio a todos os aspectos que vem sendo apresentado ao longo dos anos, em especial uma situação de abandono vivido por todo o Pará nos 12 anos de governo demo-tucano, outros precisam ser avaliados, novas realidades que vem sendo construídas a partir de uma nova forma de ver e construir o Estado, que teve início em 2007, com a eleição da governadora Ana Júlia, e com massivo apoio da população e dos partidos mais progressistas, como o PCdoB.

O objetivo aqui não é fazer defesa do governo, mas reconhecer que nossa realidade é bem outra!
Em um estado com as dimensões e características tão particulares como o nosso, é impossível fazer avaliações frias e oportunistas como vem surgindo de algumas "lideranças" políticas. Também é impossível dizer que conseguimos alcançar um patamar de desenvolvimento equivalente entre as regiões e ideal para a população.

O fato é que o Pará mudou pra melhor sim! O projeto de desenvolvimento prioriza quem estava esquecido, dá oportunidades e inverte prioridades. Caminha na estrada certa, inclui, valoriza, cuida, aprende e ensina, dentro de um país que também mudou. Com dimenensões continentais, uma incrível diversidade cultural, social, econômica e financeira. Um país que cresceu, se afirmou se fez de todos e todas e será cada vez mais. Esse deve ser um dos aspectos centrais de todas essas discussões, em qual estrada vamos caminhar?

A voz do povo é a voz do povo!!!!

A defesa do plebiscito é justa e deve ser feita por todos e todas, com todas as informações a que temos direito, com todos os estudos que precisamos, e com ampla participação.

Acredito que é nosso momento de nos (re)conhecer enquanto Estado, estado, povo, população, indentidade. Afinal a beleza da diversidade, a luta contra as desigualdades, a força do povo é a cara do Pará, é a cara do Brasil.


Maíra Nogueira - Do blog As Marias


Do Blog: Este é um espaço de debate, onde os militantes do PC do B -Belém manifestam sua opinião e esta é uma opinião da nossa querida camarada Maíra e foi publicado em seu blog. Maíra nos enviou o link da matéria, então dê sua opinião.

Um abraço e obrigado pela contribuição.

Alan Pereira

Nenhum comentário: