quinta-feira, 20 de maio de 2010

Grand Prix de atletismo consolidado no calendário esportivo paraense

O secretário de Esporte e Lazer, Leandro Schilipake

Treze mil pessoas em plena quarta feira à noite compareceram em pesso ao Estádio Olímpico Edgar Proença, para prestigiar a 9ª edição do Grande Prêmio Caixa Governo do Pará de Atletismo GP de Atletismo organizado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer. O público, de longe superou as 5.000 pessoas que compareceram no GP realizado no último domingo em Fortaleza, o que segundo o Secretário, Leandro Schilipake, a realização do Grande Prêmio ganha uma importância ainda maior devido ao bom momento esportivo que o Brasil atravessa. "Nunca o esporte foi tão impulsionado em todo o país. Há apenas oito anos temos um Ministério dos Esportes e já conquistamos a realização de importantes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas".
Antes do início das competições oficiais, foram realizadas cinco provas exclusivamente com atletas paraenses. Nos 100 metros rasos masculino, o vencedor foi André Luís Oliveira, representando o Pará Clube; nos 100 metros rasos feminino, a vencedora foi Kedma Jaqueline Silva, representando o clube Artcom; já nos 400 metros masculino, o primeiro lugar ficou com o atleta Edmilson Souza, do CEB; nos 400 metros feminino, a vitória ficou com Aline Mara Vilhena, da ASTCOM; e, finalmente, o atleta paraolímpico Alan Fonteles fez uma participação especial completando, sozinho, os 100 metros rasos.
Numa das provas mais emocionantes, os 800 m feminino, as duas primeiras colocadas fizeram rigorosamente o mesmo tempo: Andrea Ferris, do Panamá, e Marian Burnett, da Guyana, marcaram 2:02.78. A vitória da panamenha foi confirmada na fotografia. Outra vitória importante foi a de Darya Pchelnik, da Belarus, que fez 75,42 m, mais de nove metros à frente da vice-campeã, a representante da Moldávia, Marina Marghiev. Darya, número 8 do mundo na prova, fez questão de elogiar o público. "Fui aplaudida e apoiada em todas as minhas tentativas, foi como se competisse em casa", afirmou a lançadora. Nos 100 m, vitória surpreendente do francês Martial Mbandjock, com 10.15. Ele superou nomes importantes do cenário internacional, como o trinitenho Emmanuel Callander, segundo com 10.21, mesma marca do ganhador da medalha de bronze, Derrick Atkins, das Bahamas, este vice-campeão mundial da distância em Osaka-2007. "Venci nomes importantes, estou feliz", disse Martial, que também elogiou o público: "Poucas vezes vi tanta gente apoiando os atletas, sem olhar que país ele defendia", disse o francês. Bom resultado, ainda, nos 3.000 m rasos, que teve em primeiro lugar o queniano David Bett, que fez 7:42.59.
No total, competiram 138 atletas de 33 países. Destes, nada menos que 25 nações colocaram atletas no pódio e 11 deles fizeram campeões. O Brasil ganhou quatro medalhas. Duas de prata, com Eduardo Vasconcelos, com 45.60 nos 400 m (recorde pessoal), e Fábio Gomes da Silva, com 5,20 m. E duas de bronze: a juvenil Geisa Arcanjo, com 16,40 m no arremesso do peso, e Augusto de Oliveira, com 5,10 m no salto com vara.
Da Redação e com agências: MH

Nenhum comentário: