quinta-feira, 20 de maio de 2010

MARX - parte 2 - O marxismo

O marxismo é uma doutrina elaborada por Karl Marx e Friedrich Engels que se tornou uma influente corrente política e de pensamento. “Constitui um sistema harmônico de concepções filosóficas, econômicas e político-sociais”.
O marxismo desenvolve-se como uma doutrina viva e criadora, incompatível com qualquer tipo de dogmatismo. É uma ciência revolucionária que não se limita a explicar o mundo e seus fenômenos mas encerra também o objetivo de transformá-lo.
O marxismo, foi sintetizado por Karl Marx e Friedrich Engels, a partir da década de 1840 e desenvolvido por Lênin e vários outros teóricos. Seu aparecimento foi o resultado do acúmulo do conhecimento humano ao longo da história.
Marx e Engels estudaram em profundidade o desenvolvimento do pensamento filosófico, os acontecimento e concepções ao longo do tempo e de sua época. Ao elaborarem sua teoria, incorporaram o que havia de mais avançado no terreno da filosofia, da economia política e das ciências sociais.
O Marxismo, desde sua criação torna-se instrumento fundamental para a compreensão e a transformação da sociedade.
Surge como necessidade e exigência do movimento operário de possuir uma teoria científica capaz de orientá-lo em sua luta pela emancipação. E como escreveu Lênin, torna-se “um guia para a ação” dos trabalhadores.

Nenhum comentário: