quinta-feira, 17 de junho de 2010

Disputa entre petistas no Maranhão gera bate-boca na Câmara

A disputa entre petistas envolvendo o processo sucessório no Maranhão ocupou boa parte da sessão plenária da Câmara na noite desta terça-feira (15), após o jogo de estreia do Brasil na Copa do Mundo. Os parlamentares se calaram para ouvir os discursos emocionados dos petistas do Maranhão e parlamentares do PCdoB contra o deputado José Genoíno (PT-SP), que assumiu a defesa da decisão do PT Nacional, que anulou a decisão do PT estadual. A oposição “pegou carona” na disputa para atacar o PT.

Em sua fala, Dutra disse que a disputa no Maranhão “não é briga de PT, é briga pela democracia. No Maranhão, há 46 anos um miserável humilha o povo maranhense. O único Estado do Brasil em que não houve alternância depois da ditadura é o Maranhão. No Piauí, Alberto Silva derrotou os Portela, por isso deu Wellington, do PT; no Pará, deu Ana Júlia, porque Jader Barbalho, do PMDB, derrotou Passarinho; no Ceará, deu Ciro Gomes — agora está dando Cid Gomes — , porque lá os generais foram derrotados há mais de 20 anos.”
Manoel da Conceição, que completou cinco dias de greve de fome, passou mal na noite de ontem (15) e foi atendido no Departamento Médico da Câmara. Ele tem sido acompanhado pela equipe médica da Câmara e por assessores, que monitoram sua saúde.

Flávio Dino, que reafirmou sua candidatura ao governo do Maranhão, pediu a Manoel da Conceição que acabe com a greve de fome. “Ele tem 75 anos, é um herói da luta contra a ditadura, fundador do PT. Está doente, pode morrer a qualquer momento”, disse.

Manoel da Conceição foi preso, torturado e exilado durante a ditadura militar. Teve uma perna amputada porque foi alvo de tiros da polícia na época.

“Só saio daqui para o cemitério, ou se o PT suspender a decisão que tomou. Enfrentei 20 anos de ditadura, não vou enfrentar isso?”, disse o militante.
(mais detalhes em artigo publicado no Vermelho – 16.06)

Nenhum comentário: