quinta-feira, 17 de junho de 2010

Geração de emprego bate recorde no Pará

A geração de empregos formais no primeiro quadrimestre do ano bateu o recorde da década, se comparados aos resultados dos mesmos períodos em cada ano do decênio. No Pará, foram gerados em quatro meses cerca de dez mil postos de trabalho. De acordo com o estudo "Mapa do Emprego", divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA), entre janeiro e abril deste ano foram feitas 88.976 admissões contra 78.739 desligamentos, gerando um saldo de 9.627 vagas ocupadas. Previsão para o segundo semestre é que sejam gerados mais 20 mil novos empregos. Sendo assim, as novas vagas de trabalho somadas podem totalizar 30 mil ao final deste ano.

Construção civil, mineração, comércio e serviços foram os setores que mais empregaram em território paraense nos últimos doze meses e ainda no último quadrimestre. Respectivamente, nos quatro primeiros meses do ano foram gerados 2.000, 4.718 e 1.575 postos de trabalho, respectivamente. O percentual de ampliação das vagas nos setores citados em relação ao mesmo período do ano passado foi de 3,60%, 2,45% e 1%. A mineração, contudo, respondeu pelo maior percentual de crescimento, 9,98%, com a geração de 1.149 postos de trabalho.

Para o economista e coordenador do Diesse, Roberto Sena, os resultados positivos podem ser atribuídos a uma série de acontecimentos. "Todos os setores da economia estão em crescimento. Com mais dinheiro nas mãos da família, se compra e se vende mais, fazendo com que a demanda por serviços e comércios também seja maior", explicou o pesquisador.

A maior parte das vagas criadas foram no interior. Do saldo observado de 9.627, 4.995 delas ocorreram em municípios, ao passo que 4.632 estiveram disponíveis na Região Metropolitana de Belém (RMB). Mas é importante ressaltar que entre os 143 municípios do Pará, a capital ainda concentra a maior quantidade de postos de trabalho com carteira assinada e garantia dos direitos trabalhistas. No mês de abril, último mês apresentado pela pesquisa do Dieese, foram criadas 1.644 oportunidades de emprego.

Nenhum comentário: