quarta-feira, 16 de junho de 2010

A internet é o novo na geopolítica

Os canais midiáticos têm passado por um processo de transformação muito importante. O advento da internet possibilitou o tramite de informações em velocidades nunca antes vista, claro nem sempre a informação transmitida é confiável e útil, mas ela não deixa de ser informação.

A internet 2.0 deu voz ao usuário deste canal, veja o que diz o Dizard Jr, autor do livro A Nova Mídia: "Em particular, a nova mídia está começando a provar conexões interativas entre o consumidor e o provedor de informação".

O blog’s, o twiter, o Orkut, o Facebook e todas a redes sociais têm desempenhado um papel importante na descoberta da verdade. Só para citar alguns exemplos:

• A repressão do governo Chinês aos monges, muitas imagens só foram conseguidas graças a fotos e vídeos enviados a partir de celular e postados no Orkut e Youtube;

• A resistência de Chaves ao golpe de estado na Venezuela, há vários vídeos no Youtube;

• Recentemente tivemos a “desastrada” abordagem de Israel aos navios de ajuda humanitária a Faixa de Gaza, onde uma militante transmitiu o vídeo pelo seu Face Book.

Hoje, o cidadão comum, os partidos, as ONG’s e os movimentos sociais têm instrumentos de divulgação que permitem a uma boa parcela da população saber suas opiniões, posições, e ainda críticas. Em outros tempos, como quando companheiros nossos estavam nos porões sendo torturados, tudo podia ser escondido, no nosso tempo, temos um novo jogador na Geopolítica, ele é VOCÊ, graças a atitude da ativista de um navio que ia para faixa de gaza, temos a matéria abaixo.

Alan Pereira - Sec. de Comunicação de Belem

Nenhum comentário: