quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Vox Populi começa divulgar pesquisa eleitoral diária

Série de pesquisas quantitativas diárias será divulgada pelo iG em parceria com o Instituto Vox Populi e Band. A primeira delas mostra Dilma com com 26 pontos de vantagem sobre Serra. Dando continuidade à parceria com o Instituto Vox Populi e a Band, o portal iG começou a divulgar nesta quarta-feira (1 de setembro) uma série de pesquisas quantitativas diárias sobre a corrida presidencial. Conhecidas como tracking, essas sondagens são geralmente usadas por candidatos e marqueteiros por oferecerem uma maneira rápida de identificar tendências, o que possibilita intervenção imediata nos rumos da campanha.
Seu uso nas campanhas eleitorais é recorrente há mais de uma década. Apesar de o sistema ser utilizado há tanto tempo, os dados tradicionalmente não entravam no rol de divulgação dos veículos de comunicação.

“Os leitores terão em mãos os mesmos instrumentos utilizados pelas campanhas e serão brindados pela transparência. É uma evolução democrática que demorou a chegar no Brasil, mas que ajudará no entendimento de como são feitas as pesquisas eleitorais”, afirma o presidente do Instituto Vox Popul, João Francisco Meira.

Primeira medição mostra Dilma com 51%

Na primeira medição do tracking encomendado pelo iG e pela Band ao Instituto Vox Populi, a candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, aparece na liderança, com 51% das intenções de voto. O cenário, que daria à petista a vitória no primeiro turno, mostra o adversário tucano José Serra com 25%. A candidata do PV, Marina Silva, aparece em seguida, com 9%. Outros candidatos obtiveram, juntos, 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 4%, enquanto os indecisos ficaram em 11%.

O tracking Vox/Band/iG conta com 2.000 entrevistas, sendo que um quarto dessa amostra é renovada diariamente. Essa renovação permite identificar rapidamente as tendências de evolução das intenções de voto. A margem de erro do tracking é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

No tracking espontâneo, no qual os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Dilma tem 41% das intenções de voto, enquanto Serra aparece com 19%. Marina, nesse caso, tem 6%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda é citado por 2% dos entrevistados. Brancos e nulos somaram 4%, não souberam ou não responderam 11%.

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