quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Diminuição do desemprego é recorde

A taxa de desemprego tem batido recorde sucessivos de queda desde o início do ano, de acordo com os indicadores econômicos divulgados nesta semana pelos institutos de pesquisa Seade/Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e pelo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Apesar de usarem metodologias diferentes, os dois apontam uma diminuição histórica no número de trabalhadores desocupados. Com isso, a meta do governo para este ano, da criação de 2,5 milhões de vagas, promete ser ultrapassada. Somente em outubro foram criados 204 mil empregos, de acordo com dados divulgados na semana passada pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo Ministério do Trabalho.

A Fundação Seade em parceria com o Dieese elabora, todos os meses, a pesquisa de desemprego nas seis regiões metropolitanas do país. Paralelamente, o IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) também faz um levantamento que analisa o desempenho do emprego.

A diferença nos números se dá porque as pesquisas usam metodologias diferentes para estimar o total de desempregados no país. No caso da Seade, ela leva em conta as capitais Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e o Distrito Federal. Já no levantamento feito pelo IBGE, os analistas fazem a pesquisa em São Paulo, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

O Dieese divide o desemprego em três categorias: aberto (quanto as pessoas procuram emprego), oculto por desalento (pessoas que não procuraram trabalho nos últimos 30 dias) e oculto por trabalho precário (que realizam trabalhos precários, como bicos, por exemplo).

O IBGE abrange somente as informações referentes ao desemprego aberto. Ou seja, quando os trabalhadores que estão desempregados há mais de 30 dias procuram emprego. Se ele não procura emprego, ou faz bico, ele entra na conta dos ocupados.

Os analistas do IBGE avaliam a condição de atividade do trabalhador, condição de ocupação, rendimento médio e onde ele trabalha, se é na indústria, serviços ou comércio.


Portal R7

Nenhum comentário: